Giucélia Figueiredo destaca aumento da participação das mulheres na engenharia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Foto: Divulgação Crea-PE

A diretora nacional da Mútua – Caixa de Assistência dos CREAs, diretora da FISENGE e ex-presidente do CREA-PB, Giucélia Figueiredo, declarou que o aumento da participação das mulheres nas profissões da engenharia e agronomia é uma realidade. “Muitas mulheres estão ocupando os espaços de decisão, gestão e da representação profissional. Essa afirmação vem da constatação de que, cada vez mais, as mulheres têm optado pelas profissões que, historicamente, tiveram a hegemonia masculina”, acrescentou.

Ainda de acordo com ela, graças à política de cotas e a uma série de ações que permitem o acesso de mulheres nas universidades públicas, é cada vez maior o número de mulheres nas universidades, seja como professoras ou estudantes.

Segundo Giucélia, esse processo se deve ao aumento da consciência política das mulheres e do papel desenvolvido pelas entidades representativas das profissões, como sindicatos, federações, Confea e Mútua que incorporaram nas suas pautas a temática de gênero e a importância da participação das mulheres tanto no processo de sustentabilidade das nossas profissões, como em cargos nas diretorias.

“Outro fato importante é a agenda política dos coletivos de mulheres engenheiras, cuja pauta ultrapassou as questões corporativas, alcançando temas como combate à violência, feminicídio, machismo, defesa da democracia, reforma da previdência e a luta em defesa de uma sociedade justa e igualitária”, pontuou.

 

Fonte: Parlamento PB