Gestões de 1984/1987 e 1987/1990 relembram a história do Senge-MG em evento

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Os ex-presidentes do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) das gestões 1984/1987 e 1987/1990, Augusto Drummond e José Marcius de Carvalho, juntamente a ex-diretores que fizeram parte de suas gestões, relembraram seus tempos de Sindicato em evento realizado pelo Senge-MG, na sexta-feira, 24 de agosto. Os depoimentos foram colhidos como mais uma ação do projeto Senge Memória, que tem como objetivo resgatar a memória oral, documental e fotográfica da entidade.

Augusto Drummond contou um pouco sobre o período que antecedeu a retomada do Senge-MG, em 1981. “O ano era 1978 e não havia democracia no país. Então, alguns jovens profissionais se uniram e criaram o Centro de Estudos da Engenharia, que tinha três eixos: organização, debate e divulgação”, lembrou. “O Centro de Estudos da Engenharia foi onde esteve o princípio do Sindicato”, disse. Augusto ainda contou sobre as ações do Senge-MG durante o seus anos como presidente, dando destaque para o aumento da atuação do Sindicato nas Negociações Coletivas. “Em 1982 negociávamos com quatro empresas: Cemig, Cetec, Usimec e Açominas. Em 1983, passamos a negociar, também, com a Copasa. Em 1984 já eram sete empresas, em 1985 eram oito empresas e em 1986 já eram 13 empresas”, destacou.

José Marcius, por sua vez, mostrou sua insatisfação com as entidades sindicais atuais. “Cada um só está preocupado consigo mesmo. O Sindicato tem que participar de todas as lutas sociais, e não apenas daquelas que dizem respeito à Engenharia ou às questões econômicas”, incitou. O ex-presidente lembrou de três aspectos de sua gestão que mereciam destaque. “A primeira diferença é que eu tinha uma diretoria aberta, ou seja, a cada semana um era o presidente. Além disso, tínhamos uma grande articulação com os sindicatos majoritários, coisa que não se vê mais hoje. E, por último, não abríamos mão da poesia, da música, da cultura, da psicanálise”, explicou. José Marcius ainda lembrou com carinho de sua época à frente do Senge-MG. “Foi um tempo muito agradável, me orgulho disso. Conheci pessoas maravilhosas”, finalizou.

Estiveram presentes e contribuíram com seus depoimentos, ainda, os ex-diretores Afonso Geraldo Gomes, Anthero Moreno Gomes Leite, Arilton Carlos Mendonça Badaró, Estáquio Pires dos Santos, José Flávio Gomes, Marta de Freitas e Rômulo Tomaz Perilli. Os ex-presidente e ex-diretores que estiveram presentes no evento foram agraciados, pelo Senge-MG, com placa de homenagem pela contribuição da construção da história do Sindicato e pela cidadania no Brasil.

Fonte: Senge-MG