GERT é discutida em plenária do Crea-BA

Bira
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Bira

Reunião ainda apresentou app de georreferenciamento da fiscalização

Foi apresentada na sessão plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, realizada nesta segunda-feira (08) pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia, engenheiro civil Ubiratan Félix, a Gratificação de Execução e Responsabilidade Técnica (GERT), voltada ao desempenho de atividades devidamente registradas por meio de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). 

A implantação da GERT é um dos principais eixos da campanha salarial de 2019 dos engenheiros e arquitetos da prefeitura municipal. A gratificação seria calculada mensalmente considerando a produtividade de cada profissional. Uma minuta do Projeto de Lei que regulamentaria a gratificação já foi elaborada pela Asmea – Associação dos Servidores Municipais Engenheiros e Arquitetos de Salvador. “A proposta é um incentivo aos profissionais que são comprometidos e atuantes, remunerando-os pelo esforço em trabalhar pelo crescimento da cidade”, afirma Félix.  (Assista aqui a apresentação, transmitida ao vivo na página do Crea-BA)

App – Outro ponto de destaque da reunião foi a apresentação do aplicativo de georreferenciamento que está sendo implantado para otimizar os serviços de fiscalização. O assunto foi apresentado pelo coordenador de tecnologia do Crea, Marcelo Pessoa. A ferramenta poderá identificar ARTs, viabilizar denúncias de obras irregulares, por parte da sociedade e de profissionais, bem como, definir as rotas a serem cumpridas pelas equipes de fiscalização. 

De acordo com o presidente do Crea, engenheiro civil Luis Edmundo Campos, o app vai tornar a fiscalização mais eficiente. “A ideia é que não só a fiscalização, mas também o cidadão identifique obras irregulares e denuncie. Estamos trabalhando para que a ferramenta funcione com e sem internet”, observa, chamando a atenção aos problemas de sinal em algumas regiões do interior e, principalmente, em empreendimentos de mineração. 

Ainda na plenária foi eleita a conselheira e geógrafa Aline Correia da Silva como representante do plenário junto à Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas e analisadas as indicações para medalha e livro do mérito do Sistema Confea/Crea – 2019. Foi também discutido o regimento e o plano de trabalho do 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP).

Fonte: Ascom Crea-BA

Via: Senge-BA