A Petrobras determinou uma redução dos preços nas refinarias da gasolina A (sem álcool) e do diesel. Na média nacional e sem considerar impostos e contribuições, o preço da gasolina vai cair 4,5% nas refinarias, enquanto que o do diesel vai baixar 15%. A queda dos preços vale a partir da zero hora desta terça-feira, 9 de junho.
Para o consumidor, no entanto, o impacto será menor, no caso do diesel, e nulo para a gasolina. Em Brasília, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que, na bomba, a redução no preço do diesel será de 9,6%, valendo a partir desta terça-feira.
– O diesel é um combustível importante para a economia brasileira, para o setor agrícola e para o transporte urbano. Uma redução no seu preço implica queda de custo para o setor e, consequentemente, redução da inflação – disse Mantega.
Ele confirmou que a queda no valor do produto na refinaria é de 15%. No entanto, como o governo acrescentará 4 centavos na Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), o rebaixamento seria de 10,5%. O ministro destacou que haverá um aumento de 3% para 4% na mistura de biodiesel ao óleo diesel, o que significa elevação de custos.
Fonte: O Globo