Funcionalismo do Paraná protesta contra proposta que reduz vencimentos dos trabalhadores

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Os engenheiros da Secretaria de Agricultura do Paraná participaram de um ato em frente às entidade nesta segunda-feira, das 9h00 às 11h00. A manifestação, que contou com a participação dos funcionários locais e com o apoio do Senge-PR e Sindseab, é contra a Reforma da Previdência Estadual encaminhada pelo governo de Ratinho Junior (PSD) à Assembleia Legislativa do Paraná.

O funcionalismo público é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/2019 e os projetos de lei 855 e 856 que aumentam alíquotas, não preveem reajuste das aposentadorias e benefícios, e limitam o valor da aposentadoria complementar.

As alterações já foram aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do legislativo estadual. O governo do estado havia se comprometido a não enviar alteração na aposentadoria do funcionalismo antes da conclusão do projeto no Congresso Nacional. A PEC Paralela de n° 133, que trata do assunto, foi enviada à Câmara dos Deputados no último dia 28 de novembro. Ou seja, suas regras ainda vão ser debatidas.

Além do ato em frente à SEAB, servidores de outras categorias estão em mobilização. Nesta segunda-feira (2), milhares de servidores que atuam nas escolas públicas estaduais cruzaram os braços, de acordo com a APP Sindicato. A paralisação foi aprovada em assembleia realizada no dia 23 de novembro.

Vigília e ato unificado

Acontece nesta segunda-feira, às 17h00, uma Vigília em frente à Catedral de Curitiba. O ato é promovido pelo coletivo de aposentados e pensionistas das entidades ligadas ao Fórum das Entidades Sindicais (FES). Amanhã (3), será realizado um ato unificado do funcionalismo estadual. A concentração ocorrerá em frente à praça “19 de dezembro Praça do Homem Nu e Mulher Nua”, a partir das 8h30.

 

Fonte: Senge-PR

Foto: Arquivo Pessoal