O Fórum Social Temático de 2014 (FST 2014) – Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental, acontecerá de 21 a 26 de janeiro, em Porto Alegre (RS). O encontro internacional é organizado pela CUT e demais centrais sindicais, movimentos e organizações sociais brasileiras e internacionais.
Os principais temas do FST 2014 serão debatidos na parte da manhã, durante as Rodas de Convergência e Articulação, na Usina do Gasômetro. Na parte da tarde, acontecem as atividades autogestionárias, promovidas pelas entidades e movimentos sociais. A Marcha de Abertura será realizada na tarde da quinta-feira (23), com concentração a partir das 13h30 no Largo Glênio Peres e saída prevista às 15h30. O itinerário será divulgado antes do início da Marcha.
No dia 24, a partir das 14h, acontece a oficina das centrais sindicais “Um outro mundo é possível com o trabalho decente”, na Usina do Gasômetro. Trabalho decente, liberdade e prática antissindical e financiamento sindical serão os assuntos principais da atividade.
Ainda no mesmo dia, às
18h30, no Memorial do RS, a CUT-RS promove a oficina “Trabalho decente e juventude”. O objetivo é debater temas como a crise do capitalismo, precarização do trabalho, novas tecnologias, globalização, trabalho imaterial, desemprego, mudanças na composição de classes, novo perfil da classe trabalhadora, formação profissional para a juventude e perfil da juventude trabalhadora brasileira.
CONFIRA O SITE DO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO 2014
Fórum Mundial de Educação
Parte do Fórum Social Mundial desde 2001, o Fórum Mundial de Educação 2014 ocorrerá em Canoas nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, nas dependências da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/Canoas). O tema deste ano será Pedagogia, Região Metropolitana e Periferia. Até dezembro, mais de 1,5 mil pessoas já estavam inscritas no Fórum.
A abertura oficial do Fórum ocorrerá no dia 21 de janeiro, às 9 horas, no Ginásio Poliesportivo da Ulbra (Prédio 17), com um debate sobre os 50 anos do Programa Nacional de Alfabetização do Ministério da Educação e Cultura mediante o uso do sistema Paulo Freire.
A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO SITE DO EVENTO
Fonte: CUT – Nacional