Frei Betto recebe prêmio da UNESCO por sua contribuição para a justiça social na América Latina e Caribe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) concedeu a Frei Betto o Prêmio Internacional José Martí 2013, por sua  ”contribuição excepcional” para a construção de uma cultura universal de paz, justiça social e direitos humanos na América Latina e no Caribe. A escolha do brasileiro foi feita através da recomendação de um júri internacional. “O laureado foi escolhido em reconhecimento a seu trabalho como educador, escritor e teólogo; por sua oposição a todas as formas de discriminação, injustiça e exclusão; e sua promoção de uma cultura de paz e direitos humanos”, disse a agência da ONU em um comunicado de imprensa.

O Prêmio Internacional José Martí foi criado em novembro de 1994 pelo Conselho Executivo da UNESCO por iniciativa do Governo de Cuba e homenageia organizações e indivíduos que se destacaram  na causa da unidade e integração da América Latina e Caribe, com base no respeito às tradições culturais e valores humanistas. Também foi criado para aumentar a conscientização sobre os direitos humanos e a igualdade, particularmente entre os tomadores de decisão.

Autor de mais de 50 livros, Frei Betto nasceu em Belo Horizonte, em 1944. Durante o tempo da ditadura militar no Brasil foi preso duas vezes, primeiro  em 1964 e, novamente, no período de 1969 a 1973.

O Prêmio homenageia o político e pensador cubano José Martí, importante figura na independência de Cuba da Espanha.  O Prêmio será entregue dia 30 de janeiro na cidade de Havana.

Fonte: ONU