Fórum Social Temático da Bahia divulga programação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em janeiro, Salvador sediará o Fórum Social Temático da Bahia, que terá início no dia 29, logo depois do Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre. Com o tema “Diálogos, diversidade cultural e crise civilizatória”, durante três dias, a capital baiana reunirá organizações e movimentos sociais, sindicatos, associações, entidades religiosas, representantes do poder público, redes e campanhas do mundo inteiro. O evento busca ser um espaço de troca de experiências, formulação e articulação entre todos esses atores. As inscrições estão abertas até o dia 20 e devem ser feitas pelo site.

Organizada em três dimensões – cultura, diálogos entre sociedade civil e sociedade política, e uma multidisciplinar avaliação das crises do nosso tempo – a programação do evento é baseada em cinco eixos transversais: tolerância, pluralismo, violência e anti-racismo; democracia substantiva, afirmação e empoderamento da sociedade civil; gênero e alternativas à mercantilização e homogeneização; respostas à crise; e descolonização do pensamento.

Entre as atividades programadas estão incluídas 12 mesas gerais, mesas do Grupo Crise e Oportunidade, que debaterão especificamente o tema da crise econômica, além de conferências, seminários e eventos especiais.

Veja abaixo os temas das mesas gerais. Para acessar a programação completa, clique aqui..

-Testemunhos da luta indígena;
– Desaparecidos políticos;
– A esquerda hoje e a contribuição dos pensadores da América Latina e África;
– Racismo e institucionalidade;
– Etnocentrismo e eurocentrismo;
– Militarização das periferias urbanas e ameaça à democracia;
– Educação e desenvolvimento;
– Mulher, crise econômica e emancipação;
– Fobias, intolerâncias e lógica igualitária;
– Descolonização do pensamento na América Latina e África;
– Reforma agrária, agricultura familiar e soberania alimentar;
– Governança, paz mundial e solidariedade internacional.

Entre os eventos especiais destacam-se o “Diálogo e controvérsias entre governantes e movimentos sociais”; ato em homenagem aos 50 anos da Revolução Cubana; conferências e seminários com grandes nomes nacionais e internacionais; debate-show Ofício de Viver Samba, reunindo sambistas cariocas e baianos; Encontro Cine Social Mundial; duas cimeiras internacionais (sobre trânsito e vida e sobre a pessoa idosa) e, finalizando, o Simpósio Internacional das religiões de matriz africana.

Serviço:
Fórum Social Temático da Bahia
Quando: 29 a 31 de janeiro
Onde: Salvador – BA – Brasil
Inscrições e mais informações: 
http://www.fsmtbahia.com.br
Contato: fsmt.foco@gmail.com / + 55 71 3328-1039