Fórum Nacional de Reforma Urbana faz planejamento para 2010

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Teve início nesta quarta-feira, dia 3, a oficina de planejamento do Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU). Realizada no Rio de Janeiro, a reunião, inicialmente, fez uma avaliação das ações do FNRU em 2009 na luta pelo direito à gestão democrática, à moradia digna, ao saneamento ambiental e à mobilidade urbana. No período da tarde, houve a síntese e o debate, orientado por Orlando Junior, representante do Observatório das Metrópoles.

Após esta síntese, os representantes dos movimentos e entidades se manifestaram e apontaram alguns direcionamentos. “O projeto Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, só avançou e se concretizou nos municípios onde o preço da terra é barato, enquanto nos municípios com maior valor não vingou. É preciso avançar mais nesse sentido”, pontuou o atual secretário de obras de Vitória da Conquista e representante da Fisenge no Fórum, Ubiratan Félix.

Além do tradicional balanço, o FNRU também discutiu as ações para 2010, já que será um ano estratégico para a luta pela reforma urbana. Regina Ferreira, representante da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) destacou alguns eventos deste ano. “Teremos a Copa do Mundo, as Olimpíadas, a questão da revitalização dos centros urbanos, além de ser um ano eleitoral. E, diante deste contexto, precisamos discutir a problemática urbana e seus conflitos”, ela afirmou. De acordo com Regina, o FNRU pretende pautar a questão da violência urbana, o aumento dos despejos, os impactos destes eventos no Brasil e debater o direito à cidade.

A oficina segue até sexta-feira, dia 5, e nesta quarta-feira, dia 4, contará com a presença de Emir Sader, que fará uma análise de conjuntura sobre a América Latina e o Brasil, seus dilemas e desafios para a implementação do direito à cidade.