Fórum discute escassez de mão de obra na engenharia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em uma iniciativa ímpar, o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) vai realizar, no dia 17 de março, das 14h às 18h, o Fórum de Debates com o tema Escassez de Engenheiros: Mito ou Realidade. O objetivo é debater as questões relacionadas à demanda por mão de obra qualificada, principalmente por engenheiros, e os cenários que apontam para a escassez destes profissionais no Brasil. O Fórum será aberto por Raul Otávio da Silva Pereira, presidente do Senge-MG, e pelo presidente do Crea-PR, Álvaro Cabrini Júnior e terá como palestrante Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Marcos Túlio de Melo, presidente do Confea e Valter Famini, presidente do Senge-PR vão participar como debatedores. Confira a programação.

Estudo recente realizado pelo IPEA aponta que o número de engenheiros formados atualmente só será suficiente para atender à demanda do mercado se o crescimento econômico do País ficar entre 3% e 5% até o ano de 2015. No entanto, isso seria possível somente se o crescimento da economia tornasse mais atrativas as ocupações típicas desses profissionais, reduzindo os níveis de migração para outras funções, progressivamente. Atualmente, apenas dois em cada sete engenheiros estão, de fato, ocupados em atividades próprias de sua área de formação.

O evento tem como público alvo engenheiros e engenheiras, entidades ligadas à engenharia, entidade sindicais, estudantes de engenharia, professores e demais interessados. O Fórum de Debates será realizado no auditório da Associação Mineira do Ministério Público, na Rua Timbiras, nº2928, Barro Preto.

Clique aqui e faça a sua inscrição