FNU cobra respostas da Eletrobras e busca reunião com presidente da holding

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em carta enviada no dia 04 de janeiro, a FNU, entidade que representa o Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE cobrou do presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, resposta aos ofícios da Federação Nacional dos Urbanitários (096 – 09/11 e 102 – 20/11/11). Os ofícios contêm as reivindicações dos trabalhadores que estão indignados com a forma desrespeitosa como estão sendo tratados pelo governo federal, pela direção da holding e das demais empresas do grupo Eletrobras. A falta de respeito está configurada pela falta de isonomia durante as negociações do ACT 2011/2012, quando os eletricitários foram claramente discriminados pelo governo, e tiveram tratamento diferenciado de outras categorias igualmente importantes dentro do Ministério de Minas e Energia.

No documento, a FNU e o CNE afirmam que “os trabalhadores não aceitam ser tratados como sub-categoria, somos homens e mulheres valorosos(as) que têm se dedicado diuturnamente pelo engrandecimento do sistema Eletrobras, portanto, queremos tratamento isonômico, justo e respeitoso por parte do Governo e dos gestores dessa Eletrobras. Nesse sentido, já iniciamos a campanha emergencial, objetivando a reabertura do processo negocial”.

As principais reivindicações são: ganho real, melhoria na distribuição da PLR, tratamento sem discriminação para os dependentes especiais, plano de saúde único para os aposentados, adoção na Eletrobras da Portaria Interministerial (a exemplo da Portaria32/2001 vigente na Petrobras) que permite flexibilização na movimentação de pessoal, e a aplicação do 1,5% para todos os empregados, exceto as excepcionalidades expressas no Termo de Compromisso,  já acordado com o CNE. O documento, na íntegra, pode ser acessado no endereço: www.intersul.org.br.

Portanto, os trabalhadores estarão mobilizados neste início de ano para garantir, além do cumprimento do que foi acordado durante as negociações do ACT para todos os empregados,  exigir a reabertura da discussão sobre o ganho real dos eletricitários, buscando isonomia com  outras categorias que tiveram ganhos reais mais expressivos e aplicados na tabela salarial.

Considerando a gravidade da situação, a FNU solicitou uma reunião com o presidente da Eletrobras para hoje, dia 12/01, na sede da empresa, uma vez que o CNE estará realizando assembléias através dos sindicatos a partir da segunda quinzena de janeiro. Na correspondência, a FNU ainda comunica à Eletrobras que o CNE encaminhará junto aos trabalhadores as discussões e deliberações com vistas à mudança da data-base dos eletricitários para o segundo semestre, já a partir de 2012.


Com informações do Boletim Intersul