FNRU discute os dilemas e conflitos urbanos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Copa do Mundo, Olimpíadas, Conferência Nacional das Cidades e Fórum Urbano Mundial (FUM). Estes são apenas alguns dos acontecimentos de 2010, além de ser um ano eleitoral e, portanto, estratégico para o estabelecimento de políticas e intervenções. Diante deste quadro, o Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) realizou entre os dias 3 e 5 de fevereiro, no Rio de Janeiro, uma oficina de planejamento das próximas ações do ano.  

No primeiro dia, as lideranças fizeram uma avaliação das ações do Fórum em 2009 em relação à luta pelo direito à gestão democrática, à moradia digna, ao saneamento ambiental e à mobilidade urbana. Considerando a articulação das políticas, a luta pela institucionalização da política nacional de desenvolvimento urbano, assim como os desafios com as atividades de 2010, foi feita a síntese e, em seguida, o debate, orientado por Orlando Santos, representante do Observatório das Metrópoles. 

Já no segundo dia foi realizada uma análise de conjuntura no que tange o direito à cidade, seus dilemas e desafios. “O projeto Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, só avançou e se concretizou nos municípios onde o preço da terra é barato, enquanto nos municípios com maior valor não vingou. É preciso avançar mais nesse sentido”, pontuou o atual secretário de obras de Vitória da Conquista e representante da Fisenge no Fórum, Ubiratan Félix.

O planejamento de ações coletivas, assim como a intervenção do FNRU diante do quadro apresentado foi feito nessa sexta-feira, dia 5. “Pautamos ações estratégicas para fortalecer o Fórum. Na 4ª Conferência das Cidades, por exemplo, elaboraremos um documento com teses de acordo com os eixos da atividade, também faremos uma jornada de luta pelo direito à cidade na semana que lembramos o Dia Mundial do Habitat, em outubro, além de nossas intervenções no FUM e na campanha De olho no seu voto”, disse Orlando Santos. Regina Ferreira, representante da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) destacou alguns pontos importantes a serem colocados no debate. “Precisamos discutir a problemática urbana e seus conflitos”, ela afirmou. De acordo com Regina, é imprescindível pautar a questão da violência urbana, o aumento dos despejos, os impactos destes eventos no Brasil e o direito à cidade. A próxima reunião do FNRU será em São Paulo , nos dias 12 e 13 de abril.