Fisenge repudia redução da política de conteúdo local

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O governo federal anunciou, no dia 22/2, a redução de 50% da política de conteúdo local, ignorando os interesses nacionais. A política de conteúdo local é um instrumento de defesa da soberania do país, de geração de emprego e renda e fortalecimento da indústria brasileira. De 2002 a 2014, a Petrobras saltou de 3 mil trabalhadores para 85 mil, reestruturando todo o parque da indústria naval. Este avanço também aconteceu no estímulo à produção tecnológica por meio de engenharia brasileira. O pré-sal foi descoberto graças ao investimento em tecnologia local com excelência em engenharia. Atualmente, a média de exigência de conteúdo local é de 65% a 79%. Com a redução pela metade, o Brasil ficará refém de empresas estrangeiras. Isso significa que o mercado internacional será privilegiado nas contratações. Esta medida do governo demonstra a irresponsabilidade e a lógica entreguista, que caminha para a configuração da “Doença Holandesa” no Brasil, que provoca redução da competitividade do país e acelera o processo de desindustrialização, afetando gravemente a economia e a capacidade produtiva.

Destacamos, ainda, que os trabalhadores brasileiros são parte da política de conteúdo local. Quando o governo federal anuncia a redução pela metade desta exigência, também está assumindo o corte de milhares de empregos. A defesa da política de conteúdo local é estratégica para o desenvolvimento social e econômico de qualquer país do mundo. Defendemos a exigência de conteúdo local como política de Estado fundamental para a defesa da nação brasileira.

Repudiamos a redução da política de conteúdo local e exigimos que este debate seja feito de forma aberta e pública com toda a sociedade.

Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros
Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2017.