Fisenge realiza Curso de Formação Política Sindical

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Entre os dias 2 e 3 de outubro, a Fisenge irá promover, em sua sede no Rio de Janeiro, o curso de formação política sindical, ministrado pelo professor Helder Molina, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Molina é mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ.

Conhecer a História do movimento sindical no contexto de defesa da classe trabalhadora no sistema capitalista é um dos objetivos do curso. Molina também irá analisar o papel dos sindicatos no atual contexto de crise do capital e do capitalismo, além de discutir concepções e práticas sindicais contemporâneas e analisar criticamente a conjuntura econômica e política do país.

Confira abaixo mais informações e a programação do evento:

Curso de Formação Política Sindical da FISENGE
Federação Interestadual dos Sindicatos dos Engenheiros
Com Helder Molina
Bacharel e Licenciado em História (UFF); Mestre em Educação (UFF); Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ),
professor da Faculdade de Educação da UERJ

Objetivos:
a) Conhecer a História do Movimento Sindical como organização coletiva dos trabalhadores na conquista e defesa de seus direitos específicos e históricos, no Modo de Produção Capitalista
b) Analisar o papel dos sindicatos do atual contexto sócio histórico e econômico político de crise do capital e do capitalismo
c) Discutir as concepções e práticas sindicais contemporâneas e os princípios do sindicalismo combativo, classista, independente e democrático, organizado nos locais de trabalho.
d) Analisar criticamente a conjuntura econômico política, e os desafios aos sindicatos e as alternativas diante da ofensiva do capital e da direita, a nível nacional e internacional.

Primeiro dia – 02/10/2015
• 09:00 às 12:00: Modo de Produção Capitalismo e Movimento Sindical: Resgate histórico conceitual.
• 13:30 às 17:30: Papel dos Sindicatos e Movimentos Sociais no atual contexto sócio histórico e econômico político de crise do capital e do capitalismo.

Segundo Dia: 03/10/2015
• 09:00 às 12:00: Concepções e Práticas Sindicais Contemporâneas: Os princípios do dirigente e do sindicalismo combativo, classista, independente e democrático, organizado nos locais de trabalho.
• 13:30 às 17:00: Analise da Conjuntura Econômica e Política, e os desafios aos sindicatos e as alternativas diante da ofensiva do capital e da direita, a nível nacional e internacional.