Fisenge promove V Encontro de jornalistas de Sindicatos de Engenheiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Nos dias 25 e 26 de setembro, acontecerá o V Encontro Nacional de Jornalistas da Fisenge e de Sindicatos de Engenheiros. O encontro tem o objetivo de consolidar uma política de comunicação integrada e compartilhar experiências dos profissionais; além de promover um espaço de formação. Estão programadas palestras sobre “Código de Ética dos Jornalistas, Direitos Humanos e Comunicação Sindical”; “Democratização da comunicação, imprensa sindical e alternativa”; e oficinas práticas de rádio, comunicação comunitária, vídeo e assessoria de imprensa.

.:. V Encontro de Jornalistas da Fisenge e de Sindicatos de Engenheiros .:.

25 e 26 de setembro, na sede da Fisenge, no Rio de Janeiro


Quarta-feira – 25 de setembro

14h – Abertura

14h15 às 15h15 – Palestra sobre “Código de Ética dos Jornalistas, Direitos Humanos e Comunicação Sindical” com a jornalista e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), Claudia Santiago; a jornalista Paula Máiran; e o professor de ética em jornalismo, Álvaro Britto.

15h15 às 16h – Debate

16h às 18h30 – Oficinas de rádio, comunicação comunitária, vídeo e assessoria de imprensa

• Oficina de rádio – Pulsar – agência de notícias para rádios livres e comunitárias, que faz parte da Associação Mundial de Rádios Comunitárias

17h – Lanche

• Oficina de vídeo – TV Memória Latina – Colaboradores da Telesur (canal de TV venezuelano) no Rio de Janeiro

• Oficina de comunicação comunitária – Gizele Martins, editora Jornal “O Cidadão” – do Complexo de favelas da Maré

18h30 – Encerramento


Quinta-feira, 26 de setembro – Debate, oficina e Atividade interna entre Senges e Fisenge

9h às 10h30 – “Democratização da comunicação, imprensa sindical e alternativa” com Claudia Abreu, representante da Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação no Rio de Janeiro (Fale-Rio); Paula Brandão, comunicóloga e coordenadora da secretaria nacional de Comunicação da CUT e Vivian Viríssimo, repórter do jornal Brasil de Fato/RJ.

10h30 às 12h – Debate

12h às 13h – Almoço

13h às 13h40 – Oficina de Assessoria de Imprensa – com a jornalista Cecília de Moraes, com especializações em: Opinião Pública, Mídia e Estratégias de Comunicação Política, em 2006, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ; e em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, em 2005, pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

13h40 às 14h – Debate

14h às 16h – Atividade interna entre Senges e Fisenge – Comunicação compartilhada: apresentação de práticas e rotinas de trabalho de cada entidade

16h às 17h – Debate e síntese de propostas

17h às 17h15 –Encerramento das atividades com o presidente da FISENGE, Carlos Roberto Bittencourt.