Fisenge promove Curso de Formação Política e Sindical

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

“A luta, por mais justa que seja, sem a presença do estudo crítico da realidade, da reflexão teórica, perde substância, esvazia-se de conteúdo. Sem a formação continuada e permanente, sem a disciplina de nos tornamos intelectuais de nossa classe, caímos num praticismo, num administrativismo, num burocratismo perigoso, acrítico, apolitizado, e nos tornamos escravos do cotidiano. O sindicato se reduz a um conjunto de tarefas imediatas, sem sentido estratégico, transformador e sem ruptura com o status quo”. (Florestan Fernandes, 1993. Foi sociólogo, professor da USP)

Desafios da conjuntura, elementos de concepção, gestão e planejamento são os temas da edição do Curso de Formação Política e Sindical que a Fisenge promoveu nos dias 3 e 4 de junho. O formulador é o professor Helder Molina, doutor em Políticas Públicas e Formação Humana e docente da Faculdade de Educação da UERJ. Participaram do curso dirigentes de todos os sindicatos filiados à Fisenge.

Segundo Molina, o curso analisa o papel dos sindicatos nos dias atuais e os novos movimentos sociais populares. “Iremos analisar com profundidade o golpe de Estado praticado no Brasil pelo grande capital nacional e internacional, a mídia privada, judiciário e legislativo, discutir ações concretas diante da conjuntura”, afirmou ele. Para o professor, existe a “necessidade de formação político ideológica, de disputa de corações e mentes das novas gerações e a disputa da memória e da história como instrumentos de consciência política de classe”.

O principal objetivo deste módulo foi conhecer a história do movimento sindical como organização coletiva dos trabalhadores na conquista e defesa de seus direitos no modo de produção capitalista. Também é proposta discussão sobre concepções e práticas sindicais contemporâneas e os princípios do sindicalismo combativo, classista, independente e democrático. Por fim, o papel dos sindicatos no atual contexto sócio-histórico e econômico-político de crise do capital e do capitalismo será analisado em conjunto com a crítica da conjuntura e as alternativas que os trabalhadores vislumbram diante de ofensivas contra direitos.

O Curso de Formação Política e Sindical é uma iniciativa da Fisenge de desenvolvimento contínuo de dirigentes sindicais. O programa completo do curso compreende módulos com outros temas em política e sindicalismo. As discussões serão posteriormente divulgadas, na íntegra, em nosso canal no Youtube.

Confira o caderno de textos do curso

Confira a programação completa: