Fisenge presta solidariedade ao deputado federal Glauber Braga

Na noite desta terça-feira (9/12), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, anunciou a votação de possível cassação do deputado Glauber Braga. Após a apresentação da pauta, em protesto, Glauber ocupou a cadeira da presidência da Câmara como um gesto de indignação e foi brutalmente retaliado pela Polícia Legislativa, o que demonstra a assimetria de tratamento entre os parlamentares que ocuparam a bancada por 48 horas reivindicando a apresentação do projeto de lei da Dosimetria e, na ocasião, não houve uso da força por parte da presidência da Câmara.

A cadeira ocupada por Glauber Braga não pertence a um parlamentar, mas sim ao povo brasileiro e à democracia. Durante a violenta retirada de Glauber pela Polícia, foi desligado o sinal de transmissão da sessão e houve cerceamento ao trabalho da imprensa, configurando censura e impedimento ao exercício profissional do jornalismo.

O ato de Glauber representa coragem diante de uma Casa que, na mesma noite, aprovou o projeto de lei que reduz a pena de Bolsonaro e demais pessoas que tentaram um gravíssimo golpe de Estado em 8 de janeiro. A FISENGE (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros) presta sua total solidariedade e apoio ao deputado Glauber Braga e aos demais profissionais de imprensa. Reinvindicamos, ainda, que as pessoas comprometidas com atos antidemocráticos contra o atual governo sejam responsabilizadas e punidas.

Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2025

Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros

 

Foto: Lula Marques/Agência Brasil