Fisenge participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

  [FUP \ Fotos Gustavo Bezerra ]

Deputados e senadores lançaram, no dia 29/5, no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras. A criação do colegiado foi aprovada na semana passada por 210 deputados e 42 senadores.  A iniciativa visa articular a resistência no Congresso às propostas em curso para que a estatal seja dividida e tenha parcelas de seus ativos vendidos a iniciativa privada estrangeira, limitando sua atuação à exploração do petróleo. O presidente da comissão será o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA).

O engenheiro e presidente da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), Clovis Nascimento, esteve na cerimônia de lançamento em Brasília e alertou: “A Petrobras é um patrimônio brasileiro fundamental para a engenharia e soberania nacional. Sob a liderança de Guilherme Estrella, o país se destacou internacionalmente pela técnica de exploração de pré-sal em águas profundas. Somos contra a privatização da Petrobras”. O coordenador da FUP, José Maria Rangel, destacou a importância do engajamento parlamentar na defesa da Petrobrás, ressaltando o papel dos deputados e senadores nacionalistas que na legislatura passada estiveram junto com os petroleiros na luta contra o desmonte da Lei do Pré-Sal, se referindo ao PLS 131, do então senador José Serra (PSDB/SP).

No dia 27/5, a Petrobras colocou à venda 27 campos maduros terrestres no Espírito Santo. Além disso, a companhia anunciou o início do processo de venda de oito refinarias, da rede de postos no Uruguai, a redução no capital da BR Distribuidora, a saída do setor de termelétricas, diminuição nos investimentos em energia limpas e a venda da Transportadora Associada de Gás (TAG), além do fato de já ter se desfeito de campos de petróleo e gás natural em todo o país.

A Petrobras alienou, no mês passado, 34 campos de produção terrestres no Rio Grande do Norte e metade dos direitos para exploração e produção no campo de Tartaruga Verde, na Bacia de Campos. Na lista do desmonte está a pretensão em vender a Liquigás, além de outros ativos.

 Confira a íntegra do Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras:

{youtube}rIWG9zjnaLI|560|350{/youtube}

Fonte: Com informações FUP