Fisenge participa de reunião do CDEN

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Colégio de Entidades Nacionais (CDEN) se reuniu, entre os dias 15 e 17 de maio de 2023, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), em Vitória (ES). É a primeira vez, em aproximadamente 10 anos, que o Colégio se reúne fora de Brasília, em uma regional do Sistema Confea/Crea.

A 2ª Reunião Ordinária do CDEN contou com a presença da vice-presidente da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), engenheira civil Elaine Santana; do coordenador do CDEN, eng. agr. Kleber dos Santos; do coordenador adjunto, eng. mec. Waldimir Teles; dos conselheiros federais do Confea, eng. civil Daltro Pereira, eng. eletric. Genilson Pavão Almeida e eng. mec. Lucas Carneiro; do Diretor administrativo da Mútua-ES, eng. agr. Douglas Muniz Lyra; além dos representantes das 23 Entidades Nacionais e também das Entidades Precursoras.

A Fisenge participa dos Comitês de Desenvolvimento Nacional e de Educação, Ética e Exercício Profissional. De acordo com Elaine, no Comitê de Desenvolvimento foi debatida uma proposta de atuação política dos membros do CDEN junto ao Ministério da Agricultura. “Existem demandas sobre efetivação e ampliação da assistência técnica rural e a reativação das Empresas Técnicas de Extensão Rural, que foram sucateadas nos últimos anos, prejudicando o acesso dos pequenos produtores à tecnologia e à melhoria do trabalho, além de diminuir a oferta de trabalho para os profissionais da agronomia”, afirmou Elaine. O plenário também discutiu a atuação do Confea frente aos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e são de interesse da categoria.

Foram aprovadas propostas sobre a política de licenciamento ambiental, sobre a política nacional de mineração, sobre a questão da defesa civil em relação às calamidades públicas e a necessidade de profissionais habilitados para o atendimento dessas situações e sobre políticas de contribuição para a agricultura do País.
O evento contou ainda com uma palestra sobre as mudanças na legislação que trata sobre a nova resolução da ART (nº1137/2023) e CAT, que influenciam diretamente a vida dos engenheiros quanto ao registro e certificação dos serviços prestados. Também foi anunciado novo edital de chamamento público, com o objetivo de disponibilizar recursos para as todas as entidades de classe do sistema, visando à capacitação dos profissionais e eventos da categoria.

“A Fisenge sempre foi parte atuante de todos os fóruns do sistema Confea/Crea/Mútua. E no CDEN temos a oportunidade de levar os anseios da nossa entidade para cobrar atuação do Conselho Federal junto aos entes políticos e institucionais, além de ser uma excelente oportunidade de estreitar os laços entre as entidades que compões o fórum consultivo”, concluiu Elaine.

Fotos: Comunicação Crea-ES