Fisenge participa de reunião da Frente Nacional pelo Saneamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Reunida em Brasília, nesta quinta-feira (19/8), a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, formada por dezenas de entidades do setor de todo o país, definiu estratégias jurídicas e políticas para derrotar a MP 844/2018 – a MP do Saneamento. O engenheiro e presidente da Fisenge, Clovis Nascimento participou da reunião e afirmou a defesa do setor de saneamento como estratégico para a soberania nacional.

O secretário nacional de saneamento da Confederação Nacional dos Urbanitários, Pedro Romildo, explicou que o plano de ações inclui a mobilização de trabalhadores do setor e sociedade em um Dia Nacional de Lutas Contra a MP 844 – 31 de julho, coordenada pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) nos estados, em conjunto com as outras entidades em defesa do saneamento ambiental. “Também entraremos na Justiça, nas várias instâncias, com ações de inconstitucionalidade e iremos fazer um corpo-a-corpo com parlamentares para impedir que essa medida seja aprovada no Congresso”, ressaltou Pedro Romildo.

O secretário de saneamento da FNU, Fábio Giori, que também participou da reunião, ressaltou que a Frente Nacional ratificou e complementou o plano de ações aprovado em encontro do Coletivo Nacional de Saneamento, que aconteceu no início desta semana (dias 16 e 17), também em Brasília.

Confira algumas das ações definidas:

. 31 de julho – Dia Nacional contra a MP do saneamento – com eventos abertos ao público em diversas capitais, para esclarecer a sociedade sobre as consequências da MP para o saneamento básico.

. 8 de agosto – reunião com o presidente do Senado, Eunício Oliveira

. 10 de agosto – participação no Dia do Basta, enfatizando a luta contra a MP do Saneamento

. 30 de agosto – Dia Nacional de Mobilização dos Trabalhadores em Saneamento

 

Clique aqui para conhecer o Manifesto e fazer sua adesão.

 

FONTE: FNU