Fisenge leva solidariedade aos povos cubano e venezuelano

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Nesta quinta-feira, dia 14, uma delegação de paranaenses, incluindo o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt, partiu em viagem para Cuba e Venezuela. Ao todo, são 22 paranaenses com histórico de militância social a fim de prestar solidariedade internacional a esses povos da América Latina.

2010 representa uma nova década de lutas e também o ano dos 51 anos do Triunfo da Revolução Cubana. A ilha está há décadas sob o bloqueio comercial imposto pelos EUA, fato este que dificulta a entrada e a saída de produtos, interferindo inclusive na vida dos resistentes cubanos e cubanas. Outro fato diz respeito à prisão dos cinco jovens cubanos: Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando Gonzáles, Antonio Guerrero e René González, que há onze anos foram sequestrados e presos nos EUA sob alegação de serem espiões do Governo Cubano. Até hoje, nunca houve prova contra os cincos e, mesmo assim, eles vivem reclusos e privados do direito de visitas regulares de seus familiares. “A Fisenge apóia a causa cubana e a Campanha Internacional pela Paz e Solidariedade com o objetivo de exigir o fim do bloqueio econômico, a liberdade dos cinco jovens e o fechamento da prisão de Guantânamo”, afirmou Bittencourt.

A viagem acontece num momento que outro povo irmão latinoamericano, o Haiti, passa por uma difícil e terrível fase, pois com os terremotos, milhares de pessoas morreram e o país foi muito destruído. Por isso, a delegação presta solidariedade ao Haiti e a todas as vítimas do desastre. Integram a delegação do Paraná: Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ-PR); Associação Cultural José Marti/PR, Central dos Trabalhadores do Brasil – CTB; Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambiental – CEDEA; União Brasileira de Mulheres/PR – UBM; Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros – FISENGE e Sindicato dos Trabalhadores da SEAB – SINDI/SEAB.