Fisenge faz doações a projeto comunitário no Morro do Preventório

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No último dia 9/6, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) doou equipamentos de informática para a organização Paiol Cultural, que promove oficinas de comunicação popular a jovens e crianças do Morro do Preventório, em Niterói. Entre os equipamentos estavam notebook e impressora, que serão usados na produção do jornal comunitário “Ainda Não Pensei” (foto acima).

A coordenadora do Paiol Cultural, Jéssica Santos, conta que o jornal surgiu a partir de uma oficina de comunicação comunitária promovida pela organização. “Desde então, a Paiol orienta a produção da publicação, e as doações da Fisenge vão contribuir diretamente para este e outros projetos”, afirmou ela.

Karina Correa, de 19 anos, é estudante e faz parte da equipe do jornal (foto abaixo). Segundo ela, o “Ainda Não Pensei” procura informar os moradores sobre acontecimentos positivos na comunidade, despertando a população para pensar e refletir sobre assuntos novos, por isso o nome. A equipe de jovens e crianças se reúne regularmente para elaborar as edições e pensar em formas de arrecadar recursos para a impressão, como a realização de bazares. “As três edições que já fizemos foram utilizando celular e computador emprestado, o que dificulta muito. Mas, como queríamos muito um jornal feito por nós, na nossa comunidade, sempre demos um jeitinho. Com os equipamentos, teremos mais facilidade para escrever as matérias e transcrever as entrevistas”, contou ela.

“O que possibilita a gente respirar e viver um pouco melhor dentro de um local onde a saúde é precária, a violência é extrema, principalmente a violência trazida pelo próprio poder público, é que as pessoas se comuniquem, que a informação circule. Veículos de comunicação dentro de uma comunidade possibilitam que a informação possa chegar e as pessoas possam discutir. Com a informação circulando você tem uma chance muito maior de ser ouvido, de ser escutado” (Robson Melo, da TV Tagarela, na Rocinha. Retirado do livro “Experiências em comunicação popular no Rio de Janeiro ontem e hoje”, de Claudia Santiago Gianotti, Núcleo Piratininga de Comunicação/Fundação Rosa Luxemburgo, 2016)