Aconteceu, no dia (15/5), uma audiência pública sobre a Ferrovia Transnordestina no Recife (PE), no plenarinho da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Realizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Ferrovia Transnordestina do Estado de Pernambuco da ALEPE, a audiência contou com a presença de representantes do Ministério das Cidades; da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (FISENGE) e dos sindicatos dos Metroviários e do Sindicato de Engenheiros de Pernambuco (SENGE-PE). O deputado estadual João Paulo do PT (PT-PE), presidente da Frente destacou a importância da inclusão de Pernambuco no traçado da ferrovia e a retomada das obras.
Na ocasião, foram estabelecidas as estratégias e ações a serem desenvolvidas junto ao Governo Federal para reverter a inconcebível decisão de não construir o ramal Salgueiro/Suape da Ferrovia Transnordestina. Vale lembrar que o governo Bolsonaro cancelou a construção do trecho ferroviário da cidade de Salgueiro até o complexo portuário de Suape.
Na reunião, o presidente da Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros (FISENGE) e diretor do SENGE-PE, Roberto Freire, cobrou pela implementação do transporte civil nas linhas férreas, destacando que o veículo atualmente apenas funciona como meio de transporte para carga, ignorando a necessidade por meios de locomoção da população. “Eu fico impressionado porque quando discutimos algum tema dessa natureza, a discussão é o porquê essa política foi privatizada amparada por interesses comerciais, pessoais e particulares. Quando falamos de política pública, o interesse deve ser público, pensando no Brasil, no Nordeste e em Pernambuco. O nosso país precisa de trem, e não apenas para transporte de carga e grãos, mas para transporte de pessoas, porque a população pobre não viaja de avião. Basta vermos os exemplos na Europa”, destacou o engenheiro Roberto Freire.
Já a engenheira civil e presidente do Senge-PE, Eloisa Moraes, destacou a importância do modal ferroviário e do ramal seguir até o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, conhecido como Porto de Suape, com o objetivo de fortalecer a economia nacional, gerar emprego e renda na cadeia produtiva dos transportes.