Nesta quarta-feira (15/2), foi enviado um ofício do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC) ao ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. O documento defende a indicação do engenheiro agrônomo, Jurandi Teodoro Gugel, para a presidência da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) endossa a indicação, considerando a vasta experiência do profissional no setor agrário. Jurandi foi Coordenador Nacional de Cooperativismo da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário e também delegado do Desenvolvimento Agrário no Estado de Santa Catarina. Atualmente, Jurandi é profissional de carreira da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e acumula experiência, teoria e prática suficientes para assumir o cargo à frente da Anater, atendendo às demandas da agricultura familiar, do fortalecimento da assistência técnica e da sociedade.
Em ofício, o Seagro-SC afirma: “O SEAGRO-SC mantém frequente e sistemático debate sobre a importância do serviço público de extensão rural de qualidade para o desenvolvimento de Santa Catarina e do Brasil e sobre seus rumos e entende que há a necessidade de um apoio forte nessa área a nível federal, e o colega Jurandi tem a visão, conhecimento, experiência e iniciativa para as funções que o cargo exige”.
Ciente de sua competência, a FISENGE encaminhou, hoje (16/2), um ofício ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar reiterando a indicação do Seagro-SC.