Filme sobre privatizações atinge mais de 100 mil espectadores

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Foi realizado, na noite do dia 21 de outubro, no Circo Voador o lançamento do novo filme de Silvio Tendler intitulado Privatizações: a distopia do capital. A exibição foi promovida pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). A sessão foi gratuita e teve início por volta das 19h. Com 56 minutos de duração, o filme aborda a visão do Estado Mínimo no Brasil, a venda de bens públicos ao setor privado, assim como os resultados da desestatização e do processo de privatização da década de 1990, através de imagens e depoimentos de especialistas, intelectuais e pesquisadores desse tema, dentre outros.

Após a exibição foi realizado um debate com a presença de Olímpio Alves dos Santos, presidente do Senge-RJ,Silvio Tendler, diretor do filme, Alessandro Molon, deputado federal do Partido dos Trabalhadores (PT), e Maria Juçá, diretora do Circo Voador. Olímpio dos Santos, presidente do Senge-RJ, observou que o filme trata da luta do país em prol de uma nação soberana. “Uma luta que dura mais de um século. Quando eu falo em constituir uma nação soberana, é uma nação livre das oligarquias, das jogadas financeiras, uma nação pertencente ao povo brasileiro. Essa luta, companheiros, somos nós que devemos fazer. A construção de uma nação soberana para o povo brasileiro depende de cada um de nós”, afirmou o presidente do Sindicato dos Engenheiros.

Silvio Tendler criticou a falta de espaço para o cinema no Brasil. “Não existe espaço para o cinema no interior do país, grande parte das salas de cinemas estão nas metrópoles e dentro de shoppings centers”, disse Tendler.   O diretor lembrou, ainda, que o filmefoi disponibilizado gratuitamente no YouTube, no início de outubro, e já tem cerca de 70 mil visualizações. Ele afirmou que se sente orgulhoso pelo fato de todos os seus filmes estarem disponíveis de forma gratuita no YouTube. O deputado federal do PT-RJ, Alessandro Molon, destacou a importância do filme de Tendler para a sociedade brasileira. “Este filme é uma arma importante e ajuda a contar o que já aconteceu para que não volte a acontecer”, destacou o deputado. Após as falas, o microfone foi aberto ao público para considerações e perguntas.

O filme completo está disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=A8As8mFaRGU

Ou na página do Facebook: www.facebook.com/privatizacoes