Ficha Limpa no Senado: pressão popular deve continuar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Mais uma etapa vencida. Após a vitória da aprovação do Projeto da Ficha Limpa no Congresso Nacional, finalmente, a matéria será encaminhada para o Senado. Quando colocada em pauta pela primeira vez no parlamento, 12 destaques foram feitos, mas graças à mobilização popular, todos foram rejeitados. “Aprovamos o projeto original e agora precisamos continuar nesse passo e pressionar o Senado pela aprovação. Já foram feitas diversas reuniões, inclusive cafés da manhã com os senadores com o objetivo de garantir apoio político”, informou Renato Andrade, diretor financeiro da Fisenge e representante da Federação no Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Após esta vitória, agora a intenção do Movimento é pressionar pela aprovação do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado nesta quarta-feira, dia 19. Desta forma, é possível pedir urgência na votação e conseguir aprovação em plenário no mesmo dia.

No entanto, embora legítima e necessária, esta vitória precisa avançar no processo de reforma política. “Devemos fazer desta luta um ato contínuo em busca de uma conquista maior: o financiamento público de campanha. Para isso, dependemos de mobilização social”, explicou Renato. O diretor ainda contou que o MCCE convoca todas as entidades para somarem a essa luta. Essa mobilização pela aprovação do Projeto Ficha Limpa no Congresso Nacional e agora no Senado é histórica no País e sinaliza, cada vez mais, que a população está disposta a se mobilizar em prol de mudanças concretas.