Falece Gilson Carvalho, um dos idealizadores do SUS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O médico pediatra e especialista em saúde pública Gilson Carvalho morreu na manhã desta quinta-feira (3) no Hospital Pio 12 em São José dos Campos em decorrência de problemas cardíacos e respiratórios. Deixa cinco filhos e dois netos. Gilson teve papel fundamental na idealização e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), considerado referência internacional de acesso à Saúde Pública pela Organização Mundial de Saúde. 

Carvalho estava internado desde o dia 20 de junho. No último mês o médico tinha passado por uma cirurgia para remoção do câncer nos rins em Barretos (SP). De acordo com amigos, na volta para São José, sofreu uma parada cardiorespiratória e foi internado na UTI do Pio 12.

Referência na saúde e respeitado em âmbito nacional, Carvalho foi secretário de Saúde em São José dos Campos nas gestões de Joaquim Bevilacqua (1988-1989) e Pedro Yves Simão (1990-1992).

A notícia da morte de Carvalho chegou por mensagem no celular da presidente da Câmara de São José, Amélia Naomi (PT), durante a solenidade de inauguração da Casa do Trabalhador, na região central de São José dos Campos.

Emocionada, Amélia pediu para que o diácono que participou do evento fizesse uma oração em homenagem ao médico, um dos idealizadores do SUS (Sistema Único de Saúde) no país. “Estou muito abalada. Sou amiga do Gilson há mais de 20 anos.”

O prefeito Carlinhos Almeida (PT) lamentou a morte do ex-secretário durante a cerimônia. “É uma grande perda que estamos vivendo hoje na política da nossa cidade”, diz.

Na tarde desta quinta-feira (3), Almeida decretou luto oficial de três dias na cidade e informou que dará o nome de Gilson Carvalho à nova UES (Unidade de Especialidades em Saúde), inagurada no dia 27 de junho em São José.

O velório acontece a partir das 17h na Câmara de São José dos Campos. Às 22h desta quinta-feira, o corpo do médico Gilson Carvalho será levado para Campanha (MG), onde será sepultado.

Perfil
Nascido em 1946 em Aracaju (SE), Gilson de Cássia Marques de Carvalho cresceu em Campanha (MG), cidade que considerava sua terra natal adotada, conforme citou em alguns artigos que escreveu. Era formado pela Escola Federal de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e doutor em Saúde Pública pela USP. Foi especialista ainda em Pediatria e Administração Hospitalar.

Exerceu medicina em Alfenas (MG), Jacareí e São José dos Campos. Na área pública atuou também como diretor estadual da Vigilância Epidemiológica na RMVale. Pelo governo federal, foi secretário Nacional de Assistência à Saúde, diretor do Departamento do SUS e de Controle e Avaliação do antigo Inamps (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social).

Fonte: Meon Notícias