Faculdade destaca aula inaugural do presidente do Senge-PR a calouros de Engenharia de Produção

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

As Faculdades Opet destacam em seus canais de comunicação a aula inaugural ministrada pelo presidente do Senge-PR, Ulisses Kaniak, a calouros de Engenharia de Produção. Ao falar aos futuros engenheiros, Kaniak destacou a importância do suporte sindical e de não desistir dos desafios da profissão. Segue a reportagem produzida pela assessoria de imprensa do Grupo Opet.

O “boom” no mercado de trabalho na área de Engenharia e a importância da qualificação profissional dos acadêmicos, nortearam a aula inaugural do curso de Engenharia de Produção das Faculdades Opet. O evento aconteceu na noite de segunda-feira, dia 12 de agosto, no campus Centro (Rebouças) das Faculdades Opet e contou com a presença do presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), engenheiro Eletricista Ulisses Kaniak, que deu uma visão geral da entidade, que reúne um total de 2.600 filiados e sete sedes regionais espalhadas pelo Estado.

A aula inaugural coincidiu com uma notícia que repercutiu nacionalmente, com a disposição da presidente Dilma Roussef em estudar um modo de facilitar a vinda de engenheiros estrangeiros para trabalhar no país, principalmente em prefeituras, assim como fez com profissionais da área da saúde.

Em sua fala, Kaniak enalteceu que o mercado na área de engenharia está realmente crescendo, “com grandes possibilidades para o profissional”. E, na sua opinião, os setores que mais necessitam engenheiros hoje são: petróleo, mineração, naval e química. O dirigente sindical disse ainda que o país realmente precisa de bons profissionais e comentou que vai depender de cada um dos alunos buscar a qualificação desejada. Para isso é preciso estudar bastante, se dedicar e contar com a ajuda da instituição de ensino. “A trajetória de vocês está começando hoje. Cobre, não fique esperando, vá atrás”, incentivou.

A aula inaugural contou ainda com a presença do diretor das Faculdades Opet campus Centro e Portão, professor Gustavo Gastardelli, que desejou boas-vindas aos calouros; do coordenador do curso de Engenharia de Produção, Francisco Dell Ducca; da coordenadora da Opetplacement, Adriane Sampaio; e do coordenador de cursos livres do Senge/PR, Fernando Nunes Patrício.

Futuro – O calouro Juliano Rodrigo Pellens, 30 anos, que trabalha há cinco anos na função de montador na fábrica da New Holland, na Cidade Industrial de Curitiba, disse que decidiu cursar Engenharia de Produçã porque vê uma oportunidade de crescimento na própria empresa, que tem incentivado os colaboradores a não parar nunca de estudar. Ele disse ter escolhido a Opet porque a instituição é bem conhecida no mercado educacional e por indicação de amigos de trabalho. “Espero sair daqui bem qualificado e preparado profissionalmente”.

Já a caloura Dafini Toledo, 28 anos, formada em Farmácia, que exerce a profissão na Morifarma, quer mudar de área e daqui a cinco se vê engenheira e, já no início do curso, traçou plano para sua carreira: quer trabalhar com controle de qualidade. Disse que optou pela engenharia por causa das grandes oportunidades que a profissão oferece. Contou que escolheu a Opet para estudar porque tem um irmão formado na área de Informática nas Faculdades Opet e uma tia que leciona no Colégio Opet. “Minha expectativa é que o curso seja muito bom e me dê formação necessária para competir no mercado de trabalho ”, concluiu Dafini.