Faculdade de Comunicação Social da UFF promove o 1º Seminário BITS Ciência

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Evento aborda a relação de produções audiovisuais com todas as ciências e também tecnologia e inovação

As inscrições para o1º Seminário BITS Ciência já estão abertas. O evento, que aborda a relação do audiovisual com o mundo científico, recebe até o próximo dia 9 de março trabalhos relacionados ao tema. O seminário acontece nos dias 26, 27 e 28 de março, no Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF, em Niterói.

A programação inclui quatro painéis com temas como ciência e televisão e produções audiovisuais em jornalismo científico. Há ainda dois mini-cursos: Media trainning para projetos de ciência, com o professor da Unesp (Univ. Estadual de São Paulo), Francisco Belda, e Produção de videos científicos para os professores da rede escolar e jornalistas com o uso de celulares, com a professora Simone Terezinha Bortoliero, da UFBa (Universidade Federal da Bahia).

A abertura do evento será feita pelo professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), Marcelo Giordan dos Santos. O tema da conferência é A percepção da Ciência na Escola Brasileira. Graduado em química, Giordan é coordenador do LAPEQ (Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas), atua há mais de 15 anos em projetos de formação de professores e é considerado um dos maiores especialistas brasileiros na área de educação em ciências.

O 1º Seminário também terá a Mostra LIA/PRALA de Cinema e Ciência. A Mostra será realizada no período da tarde (16h30 às 19h). Após a projeção dos filmes, haverá debate com os diretores e especialistas da educação e divulgação da ciência.

No último dia do evento, pela manhã, acontecem os dois GTs (Grupos de Trabalho) que têm como objetivo discutir a divulgação científica e a popularização da ciência realizadas em narrativas audiovisuais e em plataformas multimídias. Os interessados em apresentar trabalho devem fazer a inscrição até 9 de março. Pesquisadores, professores, profissionais da comunicação, mestrandos e doutorandos podem participar. Haverá, posteriormente, publicação deste material, selecionado pelo corpo editorial do evento.

Para se inscrever é fácil: basta acessar o site, preencher a ficha e enviá-la pelo email bitsciencia@uniteve.uff.br. Alunos de graduação e pós-graduação da UFF e professores da rede pública não pagam a inscrição. Graduandos também podem participar com apresentação de “pôster”. Confiram as normas no site do evento.

O 1º Seminário BITS Ciência é vinculado ao projeto de extensão BITS Ciência, revista eletrônica da Universidade Federal Fluminense. O projeto trabalha há mais de um ano, em parceria com a UNITEVÊ, na divulgação da ciência,tecnologia e inovação.O evento conta ainda com o apoio do PPG Mídia e Cotidiano da UFF, do PPGCI IBICT/UFRJ, da FAPERJ, da PROEXT – Pró-Reitoria de Extensão da UFF, do IACS – Instituto de Arte e Comunicação da UFF e da Sub-Secretaria de Ciência e Tecnologia de Niterói.

Para acessar a programação completa e a ficha de inscrição, basta acessar o site: http://seminariobitsciencia.uff.br

 

Fonte: Ascom Bits Ciência UFF