Exposição e instalação de busto de Rubens Paiva completam 10 anos
Inaugurada no 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros, em 2014, pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (FISENGE) e pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ), a exposição “Engenheiro Rubens Paiva, presente!”, que completa 10 anos este ano, está disponível em ambiente virtual. Com curadoria do jornalista Vladimir Sachetta, a exposição traduz em textos e fotos parte da trajetória do homem, político, lutador e engenheiro Rubens Paiva, orgulho do povo brasileiro. Os painéis remontam a história combativa de Rubens Paiva, que inspirou o então deputado, Almino Affonso a elaborar a principal lei dos engenheiros e das engenheiras, do Salário Mínimo Profissional (4.950-A), informação revelada com exclusividade em reportagem da comunicação da FISENGE.
À época, o presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos afirmou: “Mais do que uma justa homenagem ao parlamentar e engenheiro Rubens Paiva, é fruto da certeza de que o resgate da memória política de nosso país é mais uma forma de afirmar a história de lutas do povo brasileiro”.
Entre obras de engenharia e de projetos que hoje são referências nacionais, Rubens Paiva esteve à frente da construção de casas populares no bairro da Pavuna (RJ), em um conjunto habitacional que hoje leva o seu nome, assim como a estação de Metrô mais próxima. “Eternizar Rubens Paiva em praça pública é também um caminho para não deixar que caia no esquecimento o trágico desaparecimento de uma liderança que defendeu a democracia e a justiça social, como cidadão, como profissional e como parlamentar. E perdeu a vida por isso”, registrou Clovis Nascimento, que, em 2014, exercia o mandato de presidente da Fisenge e hoje é secretário-geral.
Esta é uma homenagem do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). Atualmente, a história de sua esposa Eunice Paiva é retratada no filme “Ainda estou aqui”, baseado no livro de seu filho, Marcelo Rubens Paiva.
Confira o depoimento de Vera Paiva, filha de Rubens Paiva
Fotos da inauguração do busto de Rubens Paiva em frente ao DOI-CODI, na Praça Lamartine Babo, na Tijuca, Rio de Janeiro
Sobre Rubens
Rubens Paiva foi eleito deputado federal em 1962, por São Paulo, na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Após o discurso para a Rádio Nacional, foi cassado e se exilou por nove meses. De volta ao Brasil, retomou a atividade de engenheiro, no Rio de Janeiro, sem abandonar a resistência à ditadura e o apoio a exilados políticos. Foi preso em 20 de janeiro de 1971 e nunca mais foi visto. A Fisenge e o Senge-RJ inauguraram, em 2014, um busto de Rubens em frente ao DOI-CODI e na estação Pavuna.