Exibição do filme “Memórias do Subdesenvolvimento”

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Nesta quinta-feira, 25, às 19 horas, os Cineclubes da ABI e da Casa da América Latina dando prosseguimento à mostra de filmes cubanos apresentam o clássico da cinematografia latino-americana Memórias do Subdesenvolvimento de Tomas Gutierrez Allea.

O filme mostra Cuba no início da revolução através da história de um ersonagem, Sérgio, um homem de classe média que, de repente se vê sozinho quando sua mulher, pais e amigos decidem emigrar para os Estados Unidos.

Sérgio optou por ficar na ilha, não porque apoiava a revolução, mas para ver de perto o que aconteceria em seu país. Ele vive num amplo apartamento com vista para o Caribe mas completamente dividido com suas memórias e o tempo presente de um país em processo revolucionário.

No filme, que foi as telas em 1968, Gutierrez Allea mistura ficção e realidade para mostrar as ruas de Havana e personagens reais do início dos anos 60. Memórias do Subdesenvolvimento é baseado no livro do escritor Edmundo Desnoes. No elenco Sergio Corrieri, Daisy Granados e Eslinda Nunez, entre outros.

O filme tem duração de duas horas. A exibição será na ABI (Associação Brasileira de Imprensa), localizada na rua Araújo Porto Alegre, 71 – 7º andar – quinta-feira (19), 19 horas