Exibição do documentário “Dedo na Ferida” gera importante debate na Soea

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Exibição do documentário gerou um importante debate sobre engenharia e desigualdades.

A convite do cineasta Sílvio Tendler, público subiu ao palco ao final da exibição de “Dedo na Ferida”, no segundo dia da Soea

Um encontro fundamental para o enfrentamento da crise e do processo de desigualdade social do país. Esse foi o comentário do cineasta Sílvio Tendler (de “Jango” e “Os Anos JK”), após a exibição do seu mais recente filme “Dedo na Ferida” (2017), que contou apoio institucional da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e do Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro (Senge-RJ), cujos presidentes, Clovis Nascimento, Olímpio Alves dos Santos, respectivamente, também participaram do debate no auditório-máster do Centro de Eventos Ruth Cardoso, em Maceió, no início da noite desta quarta (22). Em 2014, a parceria havia rendido outro documentário: “Privatizações: a Distopia do Capital”.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

Para Sílvio, atingir outros públicos, é um dos objetivos do filme, premiado em festivais como o Festival do Rio, Festival do Rio (Prêmio Júri Popular), Festival de Havana (seleção oficial) e Festival Internacional de Cinema Político da Argentina (Menção Honrosa). “Não é com desemprego e destroçando a engenharia nacional e o conteúdo local que vamos conseguir valorizar a nossa economia. Tenho discutido muito essa problemática com o pessoal da Engenharia”, disse o diretor.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, texto e área interna

Presidente da Fisenge, Clovis Nascimento: filme desperta o debate, em momento de decisão política para o país

Outra lógica é possível

No debate, o presidente da Fisenge, Clovis Nascimento, afirmou que “esse filme busca jogar uma luz sobre os interesses obscuros para a população”.  Ele também comentou que “o processo eleitoral, em outubro, não resolverá o problema do Brasil de imediato. Vamos ter muita luta para inverter essa lógica”, disse, em relação à temática do filme, a da crise promovida pelo sistema financeiro em 2008, mostrando sua corrupção, sua impunidade, suas debilidades originais e suas consequências em torno da elevação dos juros e dos desinvestimentos sociais e produtivos, por meio de depoimentos de economistas como o professor Guilherme Mello (Unicamp), de pesquisadores como o sociólogo Boaventura de Sousa Santos e de artistas como o cineasta Costa-Gravas, entre empresários, diplomatas e outros cidadãos brasileiros e internacionais, prejudicados por esses processos ou críticos a eles.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos: “sindicato além do corporativismo”

Nesse sentido, o conselheiro do Crea-PR, Ricardo Vidinich, criticou a subserviência da engenharia aos juros extorsivos para as obras. “Os juros são uma forma de o capital financeiro se apropriar do dinheiro das pessoas. São recursos que vão para um setor que não produz nada, nem paga qualquer imposto, faz uma verdadeira evasão fiscal”, respondeu o presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos, que ressaltou que, “ao produzir uma película como essa, o Sindicato, mais do que se ater à luta corporativa, atende ao dever de contribuir para o desenvolvimento do país e desnudar os mecanismos de desigualdade e da captura da nossa democracia”.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

Cineasta Silvio Tendler diz que tem conversado muito com engenheiros sobre o cenário econômico do país

Apesar de contar com um público pequeno, que se reuniu no final com os debatedores para uma fotografia sobre o palco, a convite de Silvio Tendler, o debate promoveu depoimentos bastante ricos. “Cinquenta e um por cento do que é produzido no Brasil vão para os bancos. São R$ 13 bilhões/ano, enquanto a população de rua aumentou muito e o sistema educacional está em frangalhos”, disse Tendler, apoiado por um dos participantes: “a corrupção não é o grande problema brasileiro, do ponto de vista econômico, mas os juros subversivos da corrente financeira”.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

Conselheiro do Crea-PE, eng. ftal Everson Oliveira destaca a importância da iniciativa para profissionais reverem expectativas
 
Em conversa com a reportagem ao final da exibição de “Dedo na Ferida”, o engenheiro florestal Everson Oliveira, conselheiro regional do Crea-PE, comentou que o filme demonstra que é necessário estabelecer um novo olhar para a sociedade. “Não nos preocupando apenas com o nosso umbigo, mas nos alertando sobre a problemática do país e sobre a melhor maneira de resolver, nesse momento eleitoral, inclusive, imitando a própria natureza em alguns aspectos”.

Fonte: Equipe de Comunicação da 75ª Soea

Henrique Nunes (Confea)

Fotos: Camila Martins/Fisenge e Art Imagem Fotografias