Ex-Presidentes do CONFEA reiteram apoio incondicional, no segundo turno, ao candidato Lula para Presidente do Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Considerando que, após a apuração das urnas da eleição presidencial realizada no último dia 02 de outubro, o TSE registrou a necessidade de implementação do segundo turno do processo eleitoral em curso, na data de 30 de outubro próximo, em cumprimento ao arcabouço constitucional e legal do Brasil;

Considerando que efetivamos uma profunda análise das candidaturas mais votadas e classificadas naquele pleito, que, mais uma vez, utilizou-se da tecnologia de urnas eletrônicas desenvolvida, de forma absolutamente inovadora, pela Engenharia do Brasil;

Considerando a atual conjuntura social e econômica a que está submetido o povo brasileiro, em razão da adoção em nosso País de políticas e comportamentos governamentais que se revelaram incompatíveis com as aspirações e expectativas da ampla maioria da população nacional, conforme evidenciam os resultados expressos pelas urnas no primeiro turno da eleição para Presidente da República;

Considerando, ainda, a urgente necessidade de recuperação da credibilidade internacional do Brasil e a sua reinserção em processos de mediação de conflitos que contribuam para a paz mundial, assim como para a economia, as exportações e o crescimento do País;

Os ex-Presidentes do CONFEA, abaixo assinados, reiteram seus incondicionais apoios ao candidato Lula para Presidente do Brasil, nos mesmos termos da manifestação de 26 de setembro último, que ora republicamos:

“Entendemos que, neste singular momento da República, faz-se necessário anunciar o suporte ao resgate de um projeto nacional que utilizou a plena capacidade da área tecnológica deste País, com a concomitante inclusão social do povo brasileiro. Um projeto que alcançou taxas de crescimento econômico referenciais, pagou dívidas externas e consolidou reservas internacionais. Um projeto que proporcionou a incorporação de profissionais, consultorias, empresas e instituições no planejamento, acompanhamento e execução de importantes investimentos, empreendimentos e obras estruturantes. Um projeto que, além de priorizar a educação, saúde, energia, emprego e bem-estar da sociedade, viabilizou a implantação de processos produtivos, complexos, diversificados e inovadores que colocaram o Brasil em destaque no cenário internacional.

Evidenciamos que, ancorados também na força da Engenharia e Agronomia, aqueles governos implantaram programas como Luz para Todos, Água para Todos, Renda Mínima (Bolsa Família) e tantos outros que levaram resultantes do atual estágio de desenvolvimento do País aos limites geográficos da Nação. Realçamos que houve elevação da qualidade de vida nos diversos Municípios e Estados, principalmente das populações residentes em regiões até então consideradas distantes e, muitas vezes, inóspitas para a ocupação humana. Mas, reconhecemos, há muito a ser realizado e o tempo urge. A população brasileira tem pressa, passa por profundas necessidades e os direitos constitucionais e legais lavrados precisam ser respeitados para que se almeje o reconhecimento interno e externo como Nação referência.

Destacamos que, neste ano em que se comemora o bicentenário da independência e autonomia do Brasil, uma Pátria que se recusou a ser colônia, defendemos a histórica presença do Estado em áreas consideradas estratégicas, visando o domínio de conhecimentos que definem o degrau de um País no espectro das Nações. Registramos também a importância da convivência harmônica com unidades empresariais privadas nesses setores, porém, sem jamais abdicar de parâmetros que envolvam a proteção de possíveis interesses nacionais e da coletividade, como estabelecem os países considerados centrais.

Ressaltamos, adicionalmente, que eventuais equívocos anteriores de governança sejam revistos e encarados como aprendizados. A ética deve ser respeitada como baliza a nortear transversalmente as ações das pessoas, cargos comissionados, instituições e governos. Em todas as organizações, patamares e níveis hierárquicos. Declaramos, ainda, que estas assertivas são inegociáveis. A apologia à democratização de oportunidades no Brasil impõe-se como um valor a ser perseguido e um vetor da nacionalidade, sempre visando assegurar uma vida digna e igualdade de chances para a totalidade do povo brasileiro. Propugnamos que esta afirmativa se concretize e seja estendida a todos, independentemente de crenças, etnias, gêneros, origens e opções políticas.

Rejeitamos, com convicção, quaisquer propostas com vieses golpistas que ofendam e questionem a democracia conquistada no Brasil, bem como os direitos individual e coletivo dos brasileiros na escolha dos seus governantes. Respaldamos as instâncias democráticas definidas na Constituição de 1988 e realçamos que a atual Carta Magna foi aprovada em processo constituinte que contou com ampla participação das pessoas, bem como com a interação de inúmeras representações sociais, inclusive do Sistema CONFEA/CREAs/MÚTUA/Entidades Nacionais, que ofereceram, naquele tempo, importantes contribuições.

Conclamamos os colegas, demais profissionais e cidadãos a se engajarem no processo eleitoral em curso, apoiando propostas que propiciem ao Brasil o alcance de indicadores de desenvolvimento compatíveis com as expectativas de cada brasileiro. E que jamais nos eximamos de combater eventuais retrocessos civilizatórios, quando estes se apresentarem em nossas trajetórias.

Finalizando, acreditamos na vocação deste País como exemplo de convivência plural e multicultural. Respaldamos que continue atuando em favor da paz e do entendimento entre contrários no concerto das Nações. Enfatizamos que o Brasil exerça, sempre que necessário, posições de protagonista neste século XXI, principalmente quando as circunstâncias, bem como os interesses nacionais e do planeta assim o exigirem.”

Wilson Lang – Marcos Túlio de Melo – Henrique Luduvice
19 de outubro de 2022