Estudantes da Zona da Mata são qualificados no Programa Futuros Engenheiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Os alunos do Programa Futuros Engenheiros do 1º semestre de 2017, terceira turma a se formar através da iniciativa na Zona da Mata, participaram da solenidade de conclusão do curso no dia 30/06, na sede da FIEMG Regional Zona da Mata. Em sua 8ª edição, o Programa está formando 366 estudantes de 17 turmas das diversas áreas de Engenharia, em Juiz de Fora, Ipatinga e Belo Horizonte. Ao todo, desde o início de sua realização, o Programa Futuros Engenheiros já formou 1377 estudantes, em 72 turmas ofertadas. O projeto é desenvolvido gratuitamente pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), SENAI e SESI.

Concluíram o curso em Juiz de Fora 58 alunos, das turmas de Operação de Processos em Mecânica Industrial e de Operação de Processos de Instalações Elétricas. Participaram da solenidade o presidente da FIEMG Regional ZM, Francisco Campolina; o superintendente do IEL/MG e de Defesa da Indústria da FIEMG, Adair Marques; o gerente de Carreira Industrial do IEL, Luiz Cláudio de Araújo Lopes; o diretor do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais – Regional Zona da Mata (SENGE), Fernando José; a coordenadora do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Juiz de Fora (CREA), Maria Angélica Arantes; e o diretor do SENAI CFP “José Fagundes Neto”, Vander Montesse, além de familiares, professores e representantes do Sistema FIEMG.

Além de ser um modelo de qualificação profissional, o Programa Futuros Engenheiros permite ao estudante aliar conhecimentos teóricos e práticos e simular a rotina de trabalho na indústria. O curso é voltado para universitários matriculados e frequentes do 5º ao 10º período (na data de início das aulas) do ensino superior das áreas de Engenharia. Além disso, o interessado deve residir e estudar na mesma região em que o curso é oferecido.

Para o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, que realizou a abertura da cerimônia, as indústrias precisam de engenheiros que tenham conhecimento teórico e prático para que possam fazer a diferença no dia a dia da produção. “Este programa é um presente a custo zero que a indústria de Minas Gerais está oferecendo aos estudantes de Engenharia da Zona da Mata. Estamos entregando à sociedade os melhores engenheiros, treinados e capacitados pelo SENAI”, afirma.

O diretor do SENAI, Vander Montesse, destacou a satisfação da instituição em fazer parte da vida dos alunos. “Nossa proposta é habilitar os estudantes com conhecimentos técnicos que a indústria vai exigir deles. A prática possibilita que as informações que trouxeram da academia se tornem mais claras”, disse. Já a coordenadora do CREA-JF, Maria Angélica Arantes parabenizou a FIEMG pela iniciativa e pela responsabilidade de atuar como referência de qualidade. “Estes formandos sairão para o mercado de trabalho com mais competência e capacidade. Devemos sempre valorizar a carreira que escolhemos para que sejamos profissionais respeitados”, declarou.

O diretor do SENGE-ZM, Fernando José, ressaltou que a formação de um estudante passa por três fases distintas: acadêmica, profissional e cidadã e aconselhou os alunos a enfrentarem as adversidades da vida sem sucumbir às facilidades. Já o superintendente do IEL-MG, Adair Marques, agradeceu o apoio do presidente Francisco Campolina em trazer o programa para Juiz de Fora e falou que a intenção da FIEMG é que ele seja levado a todo o estado. “O Programa Futuros Engenheiros tem uma parte técnica, que permite que os estudantes entendam como é a Engenharia na prática, além de uma parte comportamental, que aborda o respeito ao próximo, o trabalho em equipe e a importância da interação para uma melhor atuação como profissionais”, destacou.

A capacitação continua no segundo semestre de 2017 e as aulas da 9ª edição do Programa Futuros Engenheiros terão início no dia 17 de julho, no SENAI CFP “José Fagundes Neto”, em Juiz de Fora. Os estudantes já participaram do processo seletivo e a fase de matrícula foi nos dias 29 e 30 de junho e 03 de julho.

Fonte: FIEMG