Espírito Santo obrigado a ampliar metas de recuperação florestal

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) oficiou os estados atingidos pela crise hídrica, exigindo que ampliem suas metas de restauração florestal. A deliberação do ministro Luiz Fux foi divulgada na última segunda-feira (22) pela Fundação SOS Mata Atlântica e inclui o Espírito Santo. O ministro reconhece a relação direta entre a escassez de recursos hídricos com o desmatamento e oficiou os estados para que estabeleçam metas de restauração florestal para as áreas de preservação permanente, acima das faixas definidas no novo Código Florestal.

A decisão do ministro acolheu argumento encaminhado pela Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados, coordenada pelo deputado Sarney Filho (PV-MA). Luiz Fux foi relator da ação civil pública (2536), movida pelo Ministério Público Federal. O MPF apura responsabilidades decorrentes da crise hídrica, determina o prazo de dez dias para que os governadores do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo apresentem diretrizes de recuperação ou conservação da vegetação nativa nas margens de rios, nascentes e reservatórios, acima do que está estabelecido no novo Código Florestal.

Com a decisão, os estados envolvidos deverão firmar metas para cumprir o que está instituído no artigo 61-A, parágrafo 17, do novo Código Florestal. A Lei 12.651/12 estabelece que, em bacias hidrográficas críticas, o chefe do Poder Executivo poderá, em ato próprio, estabelecer metas e diretrizes de recuperação ou conservação da vegetação nativa superiores as definidas na lei florestal. O Greenpeace divulgou recentemente o filme “A Lei da Água”. O documentário mostra de forma bastante didática como o novo Código Florestal – aprovado em 2012 – deixou as florestas ainda mais vulneráveis à ação humana.

Fonte: SOS Mata Atlântica

O Espírito Santo

No Espírito Santo as bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória estão degradadas no que foi classificada por especialista como a pior seca da história. A Constituição Estadual, promulgada em 1989, determina em seu artigo 189 que os proprietários rurais ficam obrigados a preservar ou a recuperar com espécies florestais nativas 1% ao ano de sua propriedade, até que atinja o limite mínimo de 20%”. A situação dos capixabas seria outra em quantidade de água se a lei tivesse sido cumprida.

Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica

Levantamento da Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) veiculado em junho aponta a situação atual dos desflorestamentos, em hectares, somente das florestas nativas (sem contar outras classes, como vegetação de mangue e restinga).

O estudo aponta desmatamento de 18.267 hectares (ha), ou 183 Km², de remanescentes florestais nos 17 Estados da Mata Atlântica entre 2013-2014. O levantamento aponta que houve queda de 24% em relação ao período anterior (2012-2013). Porém, as áreas derrubadas ainda equivalem a 18 mil campos de futebol. Veja tabela abaixo:

 


Fonte: SOS Mata Atlântica

Saiba mais sobre o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, no período de 2013 a 2014

Acesse os dados completos no servidor de mapas: http://mapas.sosma.org.br

Acesse o relatório técnico: https://www.sosma.org.br/link/atlas_2013-2014_Mata_Atlantica_relatorio_tecnico_2015.pdf

Faça download de imagens das áreas monitoradas em: https://www.sosma.org.br/download/atlas/

Confira o histórico do projeto: https://www.sosma.org.br/projeto/atlas-da-mata-atlantica/historico/

Fontes: SOS Mata Atlântica e Século Diário