Especial Dia Nacional da Mulher: ANP e Banco Mundial serão comandados por mulheres pela primeira vez

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

o último mês, além do 8 de março, as mulheres puderam comemorar mais duas históricas nomeações para o gênero. A presidenta Dilma Rousseff indicou o nome da engenheira Magda Chambriand para ser a nova diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Como já ocupava o cargo de diretora da Agência, já tendo passado por uma sabatina no Senado em 2008, não será necessária outra apreciação para o novo posto.

A engenheira substitui na direção-geral Florival Rodrigues de Carvalho, que ocupava o cargo interinamente com a saída de Haroldo de Lima. Magda é engenheira civil e entrou para a Petrobras em 19802, como estagiária.

Outra mulher que fez história este mês foi a norte-americana Deborah Wetzel, nomeada para assumir, a partir de abril, a diretoria do Banco Mundial para o Brasil. Ela substitui Makhtar Dio, que deixou o país para ser Vice-Presidente do Banco para a África. “A ampla experiência de Debbie será um ativo quando ela se tornar diretora do Banco para uma das economias mais dinâmica, inovadoras e em rápido crescimento de nossa região e do mundo, com uma crescente influência nas questões globais”, disse Hasan Tuluy, Vice-Presidente do Banco Mundial para América Latina e Caribe.