Erminia Maricato lança seu novo livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A professora Ermínia Maricato lançou seu novo livro “Para Entender a Crise Urbana” na no dia 15 de outubro, no Auditório Apolônio de Carvalho, no Museu da República. O evento começou com uma palestra da autora e depois contou com as participações do economista Carlos Brandão, do IPPUR e da UFRJ, e de Maria dos Camelôs, do MUCA (Movimento Unido dos Camelôs) para um debate com o público.

Ermínia Maricato fez uma retrospectiva das experiências desde a luta por reforma urbana nos tempos da ditadura até as experiências nas prefeituras e governos com gestões populares e participativas, com a convivência de pessoas das lutas sociais e das universidades. Conquistas como o Estatuto das Cidades e toda uma avançada legislação, elogiada em todo mundo, mas que “o judiciário, municípios e Ministério Público desconhecem”, como afirmou a professora.

Hoje, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal, criada pela luta por reforma urbana para cidades mais democráticas e com gestões participativas, é presidida pelo Deputado Júlio Lopes. Ex-secretário estadual de transportes do Rio de Janeiro que por quase uma década “geriu” o sucateamento dos sistemas de trens e do bonde de Santa Teresa.

O Ministério das Cidades, também criado pelas mesmas propostas de luta, está hoje sob comando do ex-prefeito conservador Gilberto Kassab, responsável por despejos e remoções em São Paulo.

“Dobramos o número de automóveis e quadruplicamos o número de motos nos últimos dez anos nas cidades brasileiras. A cidade explodiu por isso!”

Junho de 2013 foi mesmo uma explosão que começou com a mobilidade urbana.

Estamos diante de um novo ciclo político e numa “disputa por hegemonia” como lembrou Ermínia Maricato que afirmou também que “os movimentos não devem se atrelar a governos. Precisamos rediscutir o que é a política urbana no Brasil.”

Por isso o “Para Entender a Crise Urbana” é um valioso documento, um roteiro para debates e pra luta política dos dias de hoje.

Fonte: Senge-Rio