Ensino da engenharia é tema de seminário no Rio de Janeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Entre os dias 25 e 26/9, acontecerá o seminário “A engenharia do século XXI”, no Rio de Janeiro. Promovido pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e Escola Politécnica da UFRJ, o seminário tem o objetivo de analisar o novo cenário no qual a engenharia se insere, detectar os principais problemas e os desafios para o ensino atual. “Estamos vivendo o crescente processo de globalização, desencadeado algumas décadas atrás, com uma interdependência maior entre as economias, a criação de blocos de nações com a finalidade de se fortalecerem para obterem melhores resultados neste novo contexto e principalmente o grande desenvolvimento verificado no campo das ciências e da tecnologia, que impacta diretamente o trabalho dos engenheiros”, disse o diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Agamenon Oliveira.

A programação conta com a participação do professor de sociologia da Universidade de Paris, François Vatin e também com professores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto Militar de Engenheira (IME), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de representantes da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

O seminário será realizado no Hotel Windsor Guanabara, localizado na avenida Presidente Vargas, 392, Centro. Inscrições ENCERRADAS!

Confira a programação abaixo (ATUALIZADA em 23/09):