Engenheiros/as do Senge-BA elencam propostas e elegem delegados/as para Congresso Nacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A tarde do dia 6 de maio do IV Congresso Estadual dos Engenheiros da Bahia foi dedicada à discussão e encaminhamento de propostas que a delegação baiana levará para o 11º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros, organizado pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros – Fisenge, que acontece este ano entre os dias 06 e 09 de setembro em Curitiba.

Coube à Bahia o debate sobre “Fortalecimento do Estado Brasileiro (combate às privatizações)” e “O Ensino da Engenharia (mercantilização, EAD, qualidade do ensino e excesso de oferta)”. Os/as participantes expuseram suas opiniões e apresentaram diversas propostas; ao final, foram escolhidas as três mais votadas, em relação a cada tema. Foram elas:

Tema 1 – Fortalecimento do Estado Brasileiro (combate às privatizações)

– Defender que a responsabilidade por uma eventual ação criminal seja individual dos dirigentes da empresa, para que esta não seja punida por uma ação do indivíduo;

– Defender a Petrobrás como uma empresa integrada de petróleo, gás e energia;

– Defender posicionamento contra as reformas da Previdência, Trabalhista e contra a Terceirização.

Tema 2 – O Ensino da Engenharia (mercantilização, EAD, qualidade do ensino e excesso de oferta)

– Defender que o ensino dos cursos de engenharia EAD funcione no sistema semipresencial, com as aulas práticas necessárias em laboratórios próprios ou através do uso de laboratórios de unidades conveniadas fiscalizadas pelo MEC;

– Exigir que as disciplinas técnicas dos cursos de engenharia sejam ministradas por engenheiros registrados no sistema Confea/Crea com emissão de ART;

– Defender a proibição de cobrança de mensalidade na graduação e pós-graduação nas instituições públicas federais, estaduais e municipais de ensino superior, técnico e tecnológico.

As propostas não escolhidas serão aproveitas no Caderno de Propostas do Senge-BA, que será organizado pelo sindicato e distribuído para a delegação, para subsidiar as discussões no Consenge.

Após a sistematização das propostas, os/as participantes elegeram a delegação que irá representar o Senge-BA no 11º Consenge. Todos os dezessete engenheiros e engenheiras que demonstraram interesse em participar foram eleitos/as.

Amanhã (07), no último dia do Congresso, acontece o Fórum dos Estudantes e uma roda de conversa sobre as reformas Trabalhista e da Previdência.