Engenheiras organizam time de futebol no Rio de Janeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A Copa Mundial de futebol feminino acabou, mas as mulheres seguem engajadas nas quadras e na luta por direitos. Semanalmente, as engenheiras treinam em uma quadra de futsal na zona sul do Rio de Janeiro. “Queremos acabar com o mito da divisão do trabalho entre profissões masculinas e femininas. Lugar de mulher é onde ela quiser”, afirmou a engenheira e diretora do Senge-RJ, Virgínia Brandão, que também é diretora da Fisenge e integrante do Coletivo de Mulheres da Federação. Elas se reúnem com o objetivo de participarem de um amistoso durante a CopaSenge, que é uma inciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro, e acontecerá entre agosto e novembro deste ano.  Na foto, de batom vermelho, elas simbolizam com as mãos o gesto pela igualdade de gênero, feito pela jogadora brasileira Marta Vieira da Silva, durante a Copa do Mundo. Os treinos das engenheiras acontecem desde 2016 e a CopaSenge desde 2014. 

Para participar dos treinos de futebol feminino, entre em contato com: virginia@sengerj2.org.br

Sobre a Copa Senge

A 6ª Copa Senge-RJ de Futebol Society começa no próximo dia 3 de agosto, com os times Toca Raul e ONS enfrentando-se no campo da Associação Atlética da Light, às 9h45. A competição reúne oito times e vai até novembro, com partidas sempre aos sábados. O calendário da fase classificatória já está pronto (confira o quadro), envolvendo 16 jogos, nos dias 3 e 24 de agosto, 14 de setembro e 5 de outubro. Semifinal e final estão marcadas para 19 de outubro e 9 de novembro. O evento tem apoio do Coletivo de Mulheres da Fisenge e, no encerramento, está prevista partida amistosa da equipe feminina. 
 
A Associação Atlética da Light (AALight) fica na rua Barão do Bom Retiro, 2002, no Grajaú, Rio de Janeiro. As entradas são gratuitas. 
 
Por Fisenge, com informações do Senge-RJ