Engenheira da Petrobras ganha prêmio da Sociedade Americana de Química

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A engenheira química Sonia Maria Cabral de Menezes, pesquisadora e consultora sênior da Petrobras, é uma das três vencedoras do Prêmio Mulheres Brasileiras em Química e Ciências Relacionadas 2020. As outras duas são as professoras universitárias Ana Flávia Nogueira (Unicamp) e Paola de Azevedo Mello (Universidade Federal de Santa Maria).

O prêmio é oferecido pela Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês) em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), durante o simpósio sobre o combate à desigualdade na ciência, que faz parte da 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). O objetivo da premiação é promover a igualdade de gênero em ciência, tecnologia, engenharia e matemática no Brasil e de avançar na compreensão do impacto da diversidade na pesquisa científica e no campo da Química.

Sonia Maria foi escolhida por sua liderança na indústria, reconhecimento a pesquisas e inovações criativas que contribuíram para o sucesso comercial e o bem da comunidade e da sociedade. O trabalho da engenheira abrange as áreas de refino, biotecnologia e meio ambiente. O destaque é a espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes). “Esse prêmio engrandece e estimula o trabalho destas cientistas que vêm desempenhando papel relevante para colocar a Química e a ciência brasileiras em patamares internacionais”, declarou a engenheira.
 
Ana Flávia Nogueira ganhou o prêmio pela liderança na academia, pela sua contribuição no impacto global e social na pesquisa. Seu trabalho de destaque foi na pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e processos, mais baratos e eficientes para conversão de energia solar em elétrica. Paola de Azevedo destacou-se como líder emergente, premiação que reconhece as realizações de uma jovem cientista química. Seu trabalho de pesquisa tem como principal objetivo o estudo da Química Analítica envolvendo a utilização de ultrassom e micro-ondas em processos industriais.
 
Importância da mulher na ciência
De acordo com a ex-presidente da SBQ, Vanderlan Bolzani, professora da Universidade Estadual Paulista que recebeu o mesmo prêmio pelo conjunto de sua obra em 2019, a mulher tem uma grande importância histórica na ciência. “As mulheres alcançaram grandes avanços pelos seus esforços nos últimos 100 anos. Elas são essenciais para o desenvolvimento das ciências, mas existem muitas lacunas que ainda precisam ser abordadas. Reconhecimentos como o Prêmio Mulheres Brasileiras na Química nos permitem evidenciar a pesquisa e a carreira de mulheres pioneiras que estão trabalhando para preencher esse espaço”, disse.

Fonte: com informações do Conselho Federal de Química (CFQ)

Foto: Sonia Maria Cabral de Menezes – divulgação/Petrobras