Engenheira afirma que nomeação de novo reitor da Universidade Federal da Paraíba é mais um desserviço

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A engenheira Giucelia Figueiredo afirmou, nesta quinta-feira (5), que a nomeação do terceiro colocado da lista tríplice após realização Consulta Pública na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que obteve apenas 5% dos votos, como novo reitor “representa mais um desserviço do governo Bolsonaro com a educação brasileira, em especial com a Universidade Federal da Paraíba, ao desrespeitar a vontade soberana dos professores, servidores e estudantes da instituição. É uma afronta a sua democracia interna”.

Segundo ela,” é necessário a reação imediata de toda à população paraibana, pois a UFPB é um patrimônio da Paraíba. Manter a sua autonomia é essencial para o fortalecimento da instituição. Em defesa da democracia universitária, precisamos reagir!”.

Entenda

O presidente da República Jair Bolsonaro nomeou, através de publicação no Diário Oficial da União (DOU), o professor Valdiney Veloso como novo reitor da UFPB pelos próximos quatro anos. Ele ficou em terceiro lugar, com apenas 5,35% dos votos, atrás de Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, 48,44%, e Isac Almeida e Regina Celi Mendes, com 46,21% na Consulta Pública feita pela comunidade acadêmica.

Durante o processo eleitoral, Valdiney apontou ser defensor das ideias do presidente Bolsonaro, a exemplo do programa Future-se, um dos principais pontos do programa do Ministério da Educação em relação às universidades federais que visa à participação da iniciativa privada dentro do ensino público.

Fonte: PORTAL CORREIO.