Engenharia contra os cortes e em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No próximo dia 15/5, estudantes, movimentos sociais e organizações irão às ruas, em todo o Brasil, para defender o ensino público, gratuito e de qualidade. Isso porque o governo federal anunciou cortes orçamentários de mais de 30%, o que inviabiliza o funcionamento das universidades públicas e dos institutos federais.

Confira como será a mobilização das escolas municipais e estaduais no dia 15 em cada Estado: (em atualização)

Acre

Às 8h, ato público em frente ao Palácio Rio Branco. Trabalhadores e trabalhadoras da educação estão participando da Greve Geral. 

Alagoas

A partir das 7h, em frente ao CEPA FarolGreve, terá ato público unificado. Categoria vai parar as atividades. 

Amazonas

Às 15h, na Praça do Congresso, os trabalhadores e as trabalhadoras da educação farão ato público. Categoria também vai parar. 

Amapá

Às 16 horas, os trabalhadores e as trabalhadoras da educação farão ato na Praça da Bandeira.

Bahia

Ato às 9 horas, no Campo Grande. As redes estadual e municipal de Salvador e do interior, universidades federais e estaduais, rede privada, técnicos das universidades, movimento estudantil vão parar suas atividades e depois irão para Campo Grande.

Às 8h na Praça 09 de novembro, o magistério municipal público de Vitória da Conquista estará presente e depois seguirá em caminhada para a Câmara Municipal, onde haverá um debate sobre a reforma da Previdência.

Os servidores da educação no estado farão greve com assembleia geral e ato público.

Às 8h30 haverá ato unificado ao lado da Prefeitura Municipal com a participação de professores e professoras da rede pública de municipal de Camaçari

Algumas escolas terão aula com toda comunidade para debater a reforma da Previdência de Bolsonaro. Algumas entidades de trabalhadores ainda estão articulando mobilizações

Brasília

Às 10h haverá um ato unificado com os trabalhadores e as trabalhadoras de escolas públicas e professores do Distrito Federal no Museu Nacional.

Ceará

Às 8h, na Praça da Bandeira os servidores Públicos de Educação e de Cultura do Estado e os trabalhadores e as trabalhadoras da educação da rede estadual farão uma caminhada até a reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde terá um grande ato unificado. 

Espírito Santo

Às 8h30 terá um ato unitário com trabalhadores, alunos e professores na Praça do Papa, em Vitória. A rede estadual estará toda em greve. 

Goiás

Às 15h, os trabalhadores e as trabalhadoras da educação em Goiânia farão ato público na Praça Cívica.

Maranhão

Às 8h30,  ao lado da Praça da Bíblia, na capital do Estado, haverá uma assembleia extraordinária dos profissionais do magistério na sede do Sindeducação. 

Às 15 horas, na Praça Deodoro, no centro de São Luiz, os trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão farão greve e participarão do ato unificado. 

Os trabalhadores e as trabalhadoras em educação da rede pública municipal, da cidade de Timon, vão cruzar os braços e participar do ato público frente ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais. Outras categorias também farão parte da mobilização.

Mato Grosso

Às 14h, em Cuiabá, na Praça Alencastro, os profissionais da educação farão um ato público com a participação de Cuiabá e Várzea Grande. A categoria no interior vai realizar atos locais e outras atividades de mobilização, como reuniões, panfletagens e outros, envolvendo outros sindicatos e a sociedade para organizar a luta e barrar a Reforma da Previdência.

Mato Grosso do Sul

Às 10h os trabalhadores e as trabalhadoras em Educação no Estado, junto com as centrais sindicais, vão parar e participar de um ato político em frente UFMS, na Avenida Costa e Silva

Minas Gerais

Às 9h30 haverá ato público na Praça da Estação, além disso, atos locais nos municípios também acontecerão.

Às 14h haverá um debate sobre a reforma da previdência na UFMG.

Pará

Às 8h na Praça da República, em Belém, haverá um ato público do ramo da educação. A categoria está em greve e terá mobilização da rede estadual e municipal em diversas cidades. Nos municípios: concentração em frente às prefeituras e secretarias municipais de educação. Também haverá manifestações nas cidades polos e nas Unidades Regionais de Educação no interior do Estado. 

Paraíba

Às 9h, os trabalhadores em educação do Município de João Pessoa e  os da Educação do Estado da Paraíba vão parar suas atividades, se concentrar em frente ao Lyceu Paraibano e às 14h vão para o ato público em frente à Assembleia Legislativa. 

Paraná

Vários sindicatos do estado aderiram às atividades em Curitiba neste 15 de maio. 

Às 8h30 haverá um ato na Praça Santos Andrade com caminhada a partir das 10h até o Centro Cívico, além de outras mobilizações em diversas cidades do estado. Em Londrina, o ato unificado da educação será a partir das 9h no Calçadão. 

Às 11h30 haverá ato em frente à prefeitura e às 12h30 acontecerá uma reunião com a bancada da Educação na Assembleia Legislativa

Os servidores municipais do Magistério do Paraná aderiram a greve e vão panfletar em Paranaguá e depois vão se somar no ato em Curitiba.

Pernambuco

Às 15 horas, os profissionais de Ensino Municipal da rede oficial do Recife e os trabalhadores e trabalhadoras em educação de Pernambuco e de Jaboatão dos Guararapes vão se concentrar no Ginásio Pernambucano e seguirão em caminhada até a Praça do Carmo, onde haverá um ato público com movimentos sociais. A categoria também fará atos em Caruaru e Petrolina. 

Pela manhã, haverá um ato dos Professores do Cabo de Santo Agostinho e a tarde se juntarão ao ato no Recife. 

Piauí

Às 08h, os trabalhadores em educação básica pública do Estado com outras entidades da educação e universidades vão parar suas atividades e vão participar do ato público unificado em frente ao INSS

Rio Grande do Norte

Em Natal, às 15h, os trabalhadores em Educação Pública no Estado  junto com Universidade e Institutos Federais estarão nas ruas participando do Ato Unificado que, em frente ao Midway Mall. A maioria das regionais do Sinte/RN farão atos públicos nos municípios. 

Rio de Janeiro

Às 15h, será realizado um ato unificado na Candelária. Atividades descentralizadas estão marcadas também para as primeiras horas do dia em todo o estado. 

Rio Grande do Sul

13h será a concentração, no Instituto de Educação, para fazer uma caminhada passando desde o INSS, passando por Institutos Federais para finalizar com ato público na Esquina Democrática

14h, em Ijuí, os professores do município e do estado irão promover uma aula pública na praça central da cidade, com os seguintes temas: bloqueio de verbas para a educação; escola sem partido; militarização do ensino público; e reforma da previdência.

Às 13h, os profissionais da educação de Canoas farão um ato unificado na Praça da Emancipação , em frente à prefeitura e seguirão em caminhada para a Praça do Avião. 

Às 18h terá ato unificado em Porto Alegre. 

Em todo o estado, haverá atividades regionais, aulas públicas e atos públicos. Na capital serão feitas atividades durante todo dia, em três espaços diferentes. Ações com universidades, movimento estudantil, IFES, entidades municipais da educação também estão sendo articuladas. Os trabalhadores da educação no Rio Grande farão panfletagem na parte da manhã no centro da cidade, plenária sobre a reforma da Previdência, no auditório da Escola Juvenal Miller, e à noite haverá uma passeata luminosa.

Rondônia

Às 09h, na sede do SINTERO, em Porto Velho, haverá concentração de trabalhadores e trabalhadoras da Educação e depois seguirão em caminhada até a Praça das Três Caixas D’água. A paralisação está articulada com movimentos sociais, IFs e Universidade. Manifestações nas 11 Regionais.

Roraima

Às 15h ato público na Praça do Centro Cívico. Greve unificada com as Universidades e movimento estudantil e pela manhã mobilização nas escolas e nas universidades que não aderirem ao movimento. 

Santa Catarina

Às 15h, em Florianópolis, em frente à Catedral, haverá o ato da educação. Às 17h haverá uma grande marcha pela cidade, finalizando com um ato no TICEN. 

A partir das 14 horas, em São Miguel acontecerá um ato unificado. A concentração acontecerá na Praça Belarmino Annoni e, em seguida, os participantes seguirão em caminhada até a praça municipal Walnir Bottaro Daniel.

Em Joinville, o ato unificado será às 15h, na Praça da Bandeira.

Às 10 e às 16h, em Chapecó, haverá aulas públicas na Praça Coronel Bertaso.

Às 14h15, em Jaraguá do Sul, acontecerá o ato unificado ao lado do Museu da Paz. Às 18h terá uma manifestação no mesmo local.

A partir das 14h30, na cidade de Blumenau, acontecerá o ato unificado, na Praça do Teatro Carlos Gomes.

São Paulo

Às 14 horas haverá ato público no Masp com os servidores da Educação e os trabalhadores e as trabalhadoras do Estado, que vão parar as atividades.   

Sergipe

Às 8h30, em frente à Câmara Municipal de Aracaju, o ato público irá entregar aos vereadores um oficio em favor da aposentadoria. 

Às 14h, haverá Ato Público unificado com outras categorias e movimentos sociais na Praça General Valadão.  

Tocantins

Às 09h na Câmara Legislativa do Estado, em Palmas, o movimento grevista fará ato público. 

Com informações: CNTE