EngeCast aborda os desafios e conquistas das mulheres na engenharia, nas ciências e na política

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Com apresentação da jornalista e militante Camila Marins, o terceiro episódio do podcast produzido pela Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) recebeu a cientista social e ex-deputada estadual Mônica Francisco e a diretora da Mulher da Fisenge, a engenheira Simone Baía, para uma conversa franca sobre a ocupação de espaços pelas mulheres e os desafios que ainda precisam ser superados.

As convidadas abordaram as barreiras que as lideranças femininas têm rompido na política e além dela, destacando suas atuações nas associações de moradores, sindicatos e movimentos sociais.

No âmbito do mundo do trabalho, Simone destacou as cláusulas que a Fisenge orienta os sindicatos dos engenheiros a incluir em negociações coletivas. Entre elas, estão a licença para casos de violência doméstica, licença-maternidade estendida e a liberação para acompanhamento médico dos filhos.

Já Mônica compartilhou sua experiência no parlamento, ressaltando os desafios de ocupar um espaço historicamente pensado e dominado por homens. Ela também destacou iniciativas pioneiras de seu mandato, como o projeto “Orçamento é coisa de mulher”, que levou o debate sobre o orçamento público do estado do Rio de Janeiro para diferentes territórios.

O EngeCast é uma realização da Fisenge, com o patrocínio da Mútua, e promete trazer, a cada episódio, reflexões importantes sobre o papel da engenharia nas questões do nosso tempo.

Ouça o EngeCast no Spotify em https://open.spotify.com/episode/3ASKS1McnxzxiwKXQacPfo?si=sxCjrS8HQfW9_O5LCmMbvw&nd=1&dlsi=3bd24c2a954740d7 ou no YouTube, em www.youtube.com/canalfisenge

 

Fonte/Foto: SENGE-RJ