Encontro preparatório para 8º Consenge reúne profissionais em Linhares

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No dia 7 de junho, o SENGE-ES realizou um Encontro Regional no município de Linhares, como preparação para o 8º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge).

O ponto principal do Encontro foi a palestra do engenheiro Maximilian Serguei Mesquita, professor do Centro Universitário do Norte (CEUNES), que fez uma apresentação sobre o tema “Energia, Meio Ambiente e Inclusão Social”.

O professor Mesquita falou principalmente sobre a utilização das fontes de energia tanto em escala regional quanto global, abordando a questão do petróleo e sua influência mundial, provocando crises energéticas e econômicas. Ele também citou a crescente importância que o Brasil vem alcançando nesse campo, com a descoberta de novas reservas na chamada região do pré-sal e o desenvolvimento de combustíveis alternativos a partir de fontes renováveis.

Antes da palestra do professor Maximilian, o engenheiro Fábio Mantovanelli apresentou os textos-base distribuídos pela Fisenge com os 3 temas do 8º Consenge e uma síntese das palestras “Energia e Meio Ambiente – Política de Energia e Mudanças Climáticas: Histórico, Perspectivas e Alternativas”, do Prof. Luiz Pingelli Rosa; “A nova formação da Engenharia – Engenharia, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento”, do Eng. Paulo Roberto da Silva e “Organização Sindical”, do Prof. Vito Gianotti, que foram apresentadas na Federação no fim de abril (leia cobertura completa aqui).

Após a palestra principal, foi realizado um debate com a participação do Prof. Maximilian, o representante da Prefeitura de Linhares, Eng. Eudier Antônio da Silva, o presidente do SENGE-ES, Eng. Sebastião da Silveira, a representante do Crea-ES, Mônica Guimarães Ventorim, e o Eng. Fábio Mantovanelli.

O coordenador dos encontros, o Eng. Mecânico José Carlos de Assis, fez um balanço final sobre o resultado do evento.

 

– É de extrema importância que o SENGE descentralize os encontros e leve as discussões também para o interior. A parte final do evento, com o debate, mostrou que o tema é relevante e de interesse dos profissionais, analisou.

Os próximos encontros preparatórios para o 8º Consenge acontecem no dia 21 de junho, em Cachoeiro de Itapemirim, e no dia 5 de julho, em Vitória. Além dos debates sobre os temas que serão discutidos no Consenge, no último seminário, em Vitória, serão eleitos os delegados regionais que representarão o SENGE-ES no Congresso.