Reunião em Curitiba contou com presença de estudantes de várias regionais para debater as agendas de atividades e regimento do Senge Jovem
No que depender da quantidade de eventos programados pelo Senge Jovem (PR), não faltarão oportunidades para estudantes de engenharia de todo o Paraná participarem de debates sobre o futuro da profissão. Ao longo do ano serão dois grandes eventos nas regionais do Sindicato e um encontro estadual em Curitiba. As definições foram debatidas no encontro dos dirigentes do Senge Jovem, promovido no último sábado (19), na sede do Senge em Curitiba.
Ainda com datas a serem confirmadas, o Senge Jovem realizará neste ano duas edições da Semana do Jovem Engenheiro, uma em Londrina, prevista para 31 de maio e 1.º de junho, e outra em Foz do Iguaçu em agosto. Além disso, será realizado o primeiro Encontro Estadual do Senge Jovem em Curitiba, em julho.
Participaram dos debates o diretor e coordenador do Senge Jovem, Cicero Martins Júnior, do integrante da diretoria colegiada, Claudinei Pedroso Ribas, e do diretor da regional de Foz do Iguaçu, Pablo Braga, e os integrantes do Senge Jovem da regional Metropolitana e das regionais de Londrina, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Cascavel.
Filiações em alta em 2015- Além do calendário de atividades para o próximo ano, foram apresentados no encontro dos dirigentes os resultados das filiações do Senge Jovem em 2015, que fechou o quadro com um total de 1.185, dos quais 34% são dos cursos de engenharia civil, 23% de agronomia, 13% de engenharia de produção, e os demais de outras modalidades de engenharia.
Para o coordenador do Senge Jovem, o avanço no número de filiados é fruto sobretudo de um trabalho intenso de divulgação do projeto do Sindicato. “Além das ações dos dirigentes do Senge Jovem em todo o estado mantendo um relacionamento forte com os estudantes, pode-se destacar como um dos principais motivadores as palestras de apresentação do Senge Jovem em inúmeros eventos acadêmicos de engenharia e também a promoção de seminários do próprio sindicato com os estudantes de engenharia”, afirma Cicero.
Inovação e desenvolvimento tecnológico, mercado de trabalho, ética profissional e o papel dos futuros profissionais de engenharia como agentes da transformação social foram temas de destaque em 2015 durante os vários eventos promovidos pelo Sindicato dos Engenheiros a partir do Senge Jovem, o seu braço de relacionamento com os estudantes das mais diversas áreas da engenharia.
Ao longo do ano foi cumprida uma agenda que incluiu reuniões com centros acadêmicos; palestras em semanas de engenharia, em universidades públicas e privadas em todo o Paraná e dois grandes eventos promovidos pelo Senge Jovem: a Semana do Jovem Engenheiro, em Foz do Iguaçu; e a Jornada Senge Jovem, em Curitiba.
Em Foz, a Semana do Jovem Engenheiro reuniu durante cinco dias de palestras mais de 400 estudantes de engenharia para debater produção de capital tecnológico, a valorização de empresas nacionais de setores estratégicos e o papel da engenharia no desenvolvimento e na defesa da soberania nacional.
Já em Curitiba, a Jornada Senge Jovem contou com participação de profissionais de destaque no mercado de trabalho. Foi uma troca de experiências sobre o mercado de engenharia, ética profissional e a engenharia com foco na inclusão social. A relevância dos temas chamou a atenção até de quem não cursa engenharia tendo atraído para o evento acadêmicos dos cursos de Direito, Química, Matemática Industrial e de Arquitetura e Urbanismo.
Fonte: Senge-PR