Encontro debate a relação das mulheres com o uso e tráfico de drogas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Entre os temas estão a distinção entre traficante e usuária e por que o número de mulheres presas por tráfico tem aumentado nos últimos anos; evento será nesta quarta (5), em SP

O Instituto Terra Trabalho e Cidadania (ITTC) realizará, nesta quarta-feira (5,) um debate sobre a relação das mulheres com o uso e o tráfico de drogas. O encontro será às 18h no auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), no centro de São Paulo. Entre os temas da conversa estão a distinção entre traficante e usuária e por que o número de mulheres presas por tráfico tem aumentado significativamente nos últimos anos.

Estudo do ITTC, realizado há dois anos, com base nos dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), constatou que 41% das mulheres estão encarceradas por tráfico de entorpecentes e que o número de presidiárias saltou de 9 mil para 35 mil nos últimos seis anos no Brasil.

Outros dados do Depen demonstram o perfil das presidiárias. Atualmente, 60,4% das mulheres presas são negras e 71,6% não completaram o ensino médio. Além disso, mais da metade tem entre 18 e 29 anos.

O evento contará com a presença da pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Política de Drogas e Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luciana Boiteux, e da defensora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo, Daniela Skromov.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania fica na rua Líbero Badaró, 119, no centro de São Paulo.

<Serviço>

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC)

End.: Rua Líbero Badaró, 119, Centro de São Paulo.

Data: 5 de junho (quarta-feira)

Horário: 18h30

Realização:  Instituto Terra Trabalho e Cidadania (ITTC) – Projeto Tecer Justiça

Fonte: Brasil de Fato