Encontro da Rede de Mulheres Uni Brasil marcou o encerramento das atividades de março

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Aconteceu, nesta quinta-feira (30/3), o encerramento das atividades da Rede de Mulheres Uni Brasil. Mediado pela coordenadora da rede Maria Edna Medeiros, o encontro também contou com a participação da presidente da Uni Américas Mulheres: Thereza Mortimer; de Andréa Garcia, da Igualdade de Oportunidade Uni Américas Mulheres; da vice-presidente do Comitê de Mulheres Uni Américas. A engenheira química e diretora do Senge-ES Simone Baia representou o Coletivo de Mulheres da FISENGE. De acordo com Simone, o momento foi de troca de experiências entre as sindicalistas da América Latina. “Este encontro reforçou a importância de uma articulação internacional entre as mulheres e o movimento sindical na luta por direitos e pela vida”, afirmou.

 

O evento abordou duas importantes temáticas:  Conjuntura Política e o Cenário para as mulheres Brasileiras, com participação de Ana Paula Cerca, representante do Governo Federal e gerente de projetos através Ministério das Mulheres; Política de cuidados e alienação parental, assunto tratado pela advogada Gleides de Moraes Lucio.

 

Conjuntura Política e o Cenário para as mulheres Brasileiras

Durante a reunião, foram apresentadas as principais ações e projetos do governo federal em prol das mulheres, políticas públicas que vão desde mercado de trabalho ao enfrentamento à violência.

 

Política de cuidados e alienação parental

A palestrante Gleides de Moraes Lucio trouxe uma visão aprofundada sobre o debate e as soluções para o problema da Lei alienação parental, LAP, que vem sendo usada com o propósito de silenciar as mulheres que denunciam a violência e abusos cometidos contra os filhos e filhas após a separação.

 

O encontro contou com a participação de cerca de 100 pessoas, mulheres dos sindicatos do Brasil e das Américas. Verônica Mendez, Chefe Mundial da UNI Igualdade de Oportunidade, encerrou o evento.