Empregados da Conab aprovam acordo que assegura 18,42% de reposição para categoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Os sindicatos de todas as 27 unidades realizaram as assembleias estaduais entre os dias 6 e 10 de março, mesmo período da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros). O resultado de 1.539 votos a favor (98%) expressa um alto grau de unidade na compreensão de que esse acordo é uma conquista a ser comemorada.
O acordo somente foi possível após incansáveis e incessantes negociações buscadas pelos representantes dos empregados, que ao longo do tempo conseguiram sair de uma reposição igual a zero para 18,42%, com a manutenção da maioria das cláusulas, inclusive a permanência do SAS (Sistema de Assistência à Saúde). Os estudos e diálogos sobre a assistência à saúde serão a primeira e imediata tarefa assim que o acordo for assinado.
Segundo o engenheiro Ricardo Soares, esta foi uma vitória coletiva das entidades e dos profissionais. “Depois de longos anos, apesar da irredutibilidade da Conab, conquistamos a reposição salarial da inflação e a manutenção de diversas cláusulas sociais. A partir de agora, teremos um próximo passo que é a luta pelo Plano de Cargos e Salários e precisaremos de toda a categoria”, disse que ainda destacou a importância do fortalecimento dos sindicatos: “é muito importante que os engenheiras e as engenheiras se filiem e contribuam com seus sindicatos. Esta vitória só possível pela luta incansável das entidades com a categoria”.