Emoção marca homenagem a José Chacon de Assis

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A emoção dos familiares, dos conselheiros federais e de todo o público presente ao auditório máster do Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, marcou a homenagem ao conselheiro federal José Chacon de Assis, durante a cerimônia de abertura da Soea. “Vítima da insanidade do trânsito”, no último dia 3 de julho, conforme lembrou o vice-presidente do Confea, eng. eletric. Edson Delgado, Chacon foi homenageado de pé por todos os presentes. Esse momento da cerimônia também reverenciou a memória do vice-presidente do Crea-RS, eng. mec. e eng. seg. trab. Paulo Deni Farias, falecido no último dia 16.

Esposa e filhas de Chacon com Joel Krugër

Após o recebimento de uma placa e do certificado em reverência a sua brilhante atuação como conselheiro federal, sua filha, Clarice Chacon, a exemplo do que faria também o conselheiro Edson Delgado, em seguida, lembrou os principais momentos da trajetória profissional e da atuação de Chacon no Sistema Confea/Crea: do Crea-RJ ao Confea, onde seu breve mandato foi marcado por seu posicionamento firme em defesa da soberania do país. Clarice esteve acompanhada da irmã Denise e de sua mãe, Sílvia Chacon.

Clarice Chacon

Clarice Chacon

“Ele ofereceu uma contribuição cristalina ao Sistema Confea/Crea”, comentou, ao início de seu emocionado depoimento. Desde a campanha para a sua primeira eleição à frente do Crea-RJ, com o slogan, “o Crea a serviço da sociedade”, que marcou gestões voltadas aos municípios e ao estado. Clarice lembrou ainda sua liderança diante de momentos delicados do Rio de Janeiro e do Sistema: desabamento do edifício Palace II; derramamento de óleo na Baía da Guanabara; prédio-sede do Conselho; constituição do Estado do Rio de Janeiro e, mais recentemente, a luta contra a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos – Cedae e da Eletrobras, onde chegou a representar o Confea em uma audiência pública na Câmara dos Deputados.

Edson Delgado

Edson Delgado

Ao representar seus pares, Edson Delgado lembrou a importante contribuição de José Chacon de Assis como conselheiro federal. “É até difícil de acreditar que Chacon esteve conosco, mais diretamente, como conselheiro federal, apenas desde o início do ano, diante de sua atuação tão profícua, em comissões diversas, em tão pouco tempo”.  Ao final de sua saudação, Delgado fez uma analogia entre a perda de Chacon e a de um jovem assassinado em São Paulo há uma semana, Robert Henrique Araújo Braga. “Robert sonhava em ser engenheiro. Já o nosso querido amigo Chacon sonhava com um País onde a engenharia pudesse torná-lo maior, mais soberano e mais digno de seus habitantes”.

 

Fonte: Equipe de Comunicação da 75ª Soea

Matéria: Henrique Nunes (Confea)

Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)

Fotos: ART IMAGEM Fotografia